Dinacharia: A Rotina Diária Padrão Ayurvédica

Dinacharia: A Rotina Diária Padrão Ayurvédica

dinacharia
 
Para a manutenção de uma boa saúde, o Ayurveda recomenda que se siga um programa, de acordo com a nossa constituição (Prakruti) e condição (Vrikruti).
Segundo a Ayurveda, os três principais pilares são: alimentação correcta, repouso/sono adequado e actividade física progressiva.
Dina Charya significa rotina diária.
A rotina diária padrão aqui apresentada pode ser seguida por qualquer pessoa, em qualquer condição. Para um programa mais individualizado, consulte um terapeuta devidamente credenciado.

  • Acordar cedo, antes do nascer do Sol (de preferência naturalmente)
  • Em jejum:
  • Eliminação de fezes e urina;
  • Lavar muito bem rosto, olhos, ouvidos;
  • Raspar a língua (c/ 1 colher de chá);
  • Lavar os dentes com algum elemento que seja picante, salgado, amargo e ácido;
  • Beber água bem quente ( ½ copo, por 2 ou 3 vezes)
  • Colocar 2 gotas de óleo de sésamo em cada narina
  • Gargarejar com óleo de sésamo
  • Fazer exercícios regulares (Tai Chi, Chi Quong, Yoga, etc.)
  • Fazer automassagem (Abhyanga)
  • Meditação (10 a 15 minutos, perto do nascer do Sol)
  • Tomar banho ou duche
  • Vestir roupa limpa e confortável (roupa de algodão sempre junto ao corpo)
  • Tomar um pequeno almoço leve
  • Trabalhar ou estudar
  • Almoçar de acordo com a sua Constituição+Condição e estação do ano (esta deve ser a refeição principal do dia)
  • Repousar 15 minutos (deitado do lado esquerdo para favorecer a digestão)
  • Continuar a trabalhar ou estudar
  • Meditação ao fim da tarde (perto do pôr do Sol)
  • Jantar leve e com alimentos de fácil digestão (comer sempre 2 a 3 horas antes de se deitar – Não dormir de estômago cheio)
  • Dar um pequeno passeio a pé
  • Actividades leves e agradáveis (relaxantes e repousantes; evite ver notícias e filmes pesados)
  • Ter relações sexuais, se desejadas
  • Deitar-se entre as 22h00 / 22h30 (massajar os pés com óleo de sésamo antes de se deitar para ter um sono calmo e tranquilo); este horário é o que está de acordo com o ritmo da Natureza e que é também o nosso; na impossibilidade de se deitar tão cedo, evite deitar-se depois das 23h30
  • Esfregar o corpo diariamente com uma toalha de algodão quente e húmida mantém a saúde da pele e activa a circulação energética nos meridianos (pode ser feito de manhã ou à noite e mais que uma vez por dia)
Outras dicas:
  • Uma colher de café de uma mistura de ghee, gengibre e açúcar integral ou mascavado é excelente para aumentar o agni (a energia que controla jataragni, o fogo da digestão);
  • Beber lassi com gengibre e cominhos ajuda a digestão;
  • Um copo de leite (de arroz ou aveia) morno, com gengibre e cardamomo, tomado antes de dormir é nutritivo para o corpo e acalma a mente;
  • Jejuns muito prolongados não são saudáveis, a menos que seja indicado por um especialistaayurvédico;
  • Beber água em excesso e sempre gelada reduz a resistência do corpo, aumenta os mucos e causa obesidade;
  • Guardar água numa vasilha de cobre, torna a água boa para o fígado e o baço;
  • Olhar para o Sol ao fim da tarde (poente) durante cinco ou dez minutos, aumenta a visão;
  • Olhar para uma chama de vela, em ambiente de penumbra e sem forçar a vista, de manhã e ao fim da tarde durante 10 minutos, melhora a visão;
  • Durante a febre não comer e observar um jejum de chá de gengibre;
  • Massajar óleo de sésamo nas plantas dos pés antes de dormir, produz um sono calmo e profundo;
  • Não dormir de barriga para baixo;
  • Ler na cama prejudica a visão e cria problemas na coluna;
  • Uma respiração deficiente pode indicar obstipação, digestão pobre, uma boca não higiénica e toxinas no cólon;
  • Odor fétido no corpo indica toxinas no sistema interno;
  • Secar os cabelos imediatamente após lavá-los, previne a sinusite;
  • Comichão contínua no nariz e no ânus pode ser sinal de vermes no corpo;
  • Estalar as juntas é prejudicial para o corpo, agravando o Vata Dosha;
  • Masturbação constante é prejudicial para o corpo e para a mente, pois desequilibra o Vata Dosha;
  • Não é recomendado ter relações sexuais durante a menstruação, causa desequilíbrio de Vata;
  • Sexo oral e anal são anti-higiénicos e causam desarranjo de Vata;
  • Sexo imediatamente após as refeições é prejudicial para o corpo e digestão;
  • Depois do sexo, leite (de arroz ou aveia) quente com castanha de caju e açúcar mascavado, promove a força e mantém a energia sexual;
  • Durante a menstruação evitar fazer qualquer exercício físico, Yoga, ou correr.
  • Seja grato por tudo quanto possui; dá valor ao facto de abrir uma torneira e sair água?, sem esforço nenhum?
  • Reconheça a importância do ar que existe à sua volta;
  • Entre em contacto com a terra, sempre que possível;
  • Sinta o calor do Sol, sem se expor demasiado nem às horas mais fortes (entre as 12h00 e as 17h00);
  • Observe regularmente o mar ou outra massa de água volumosa e natural; se possível caminhe dentro dessa água ou deixe que ela o cubra até à cintura;
  • Sorria, ria e brinque sempre :) ; não dramatize, nem leve a vida tão a sério, aprenda e relativizar e lembre-se que o Sorriso é o caminho mais curto entre dois seres! :)