O que é a Meditação

O que é a Meditação

“A meditação é algo que não é planeado, organizado.
Meditação É.
Começa com o primeiro passo, que é libertar-se de todos os nossos sofrimentos psicológicos, medos acumulados, ansiedade, solidão, desespero, arrependimento. Esta é a base, é o primeiro passo, e o primeiro passo é o último passo.”
J. Krishnamurti

“A meditação começa por se estar separado da mente, como uma testemunha. Esta é a única maneira de te separares de qualquer coisa. Se estiveres a olhar para a luz, naturalmente uma coisa é certa: tu não és a luz, és aquele que está a olhar para ela.
Se estiveres a olhar para as flores, uma coisa é certa: tu não és a flor, és o observador. A observação é a chave da meditação. Observa a tua mente.”
Osho

“Dentro de ti existe um silêncio e um santuário para o qual tu te podes retirar em qualquer altura e seres tu próprio. Este santuário é a simples consciência do bem estar, do conforto, que não pode ser violado pelo tumulto dos acontecimentos. Este espaço não sente traumas nem acumula sofrimentos. É o espaço mental curativo que se encontra, ou procura encontrar-se, na meditação.”
Deepak Chopra

«Se procuras, como é que é diferente seguires o som e a forma? Se não procuras, como é que és diferente da terra, madeira ou pedra? Deves procurar sem procurar. Quando andares, anda apenas. Quando te sentares, senta-te apenas. Acima de tudo, não hesites.»
Zen Meditation

“Existem alguns demónios perigosos para a tua alma: a cobiça e a raiva. Mas há uma maneira de os matar. Alimenta-os apenas com meditação, e límpida, desobstruída atenção consciente, e verás a ilusão do que eles controlam.”
Lalla
Mística indiana do séc. 14

«A todos os que buscam e trabalham pela paz

Meditar é silenciar. É aprender a ficar só. Ficar só é diferente de estar sozinho. Ficar só é silenciar a nossa mente e escutar a quietude do nosso interior, é a arte de estar consigo mesmo. É um meio de nos tornarmos cada vez mais conscientes do nosso ser. Através da meditação conseguimos obter tranquilidade, estados mentais calmos e emocionalmente positivos ( samatha ) e conseguimos discernimento, ver a realidade com um ‘olhar’ directo, limpo das distorções da cobiça, do ódio e da ilusão ( vipassana ).

Através da prática da meditação, aprendemos a relaxar, a acalmar a nossa mente, a reunirmos a actividade mental num todo unificado, para que a mente não esteja dividida contra si mesma, e para que possamos agir com energia e concentração.

É um trabalho da mente para a mente.

Dizer a alguém ‘não faças nada, senta-te, relaxa-te e esvazia a tua mente’ parece fácil, mas é algo que ainda temos dificuldade em fazer.

Meditar é muito simples, não requer esforço. É parar, escutar e deixar acontecer. Não é esvaziar a mente, é aprender a navegar no espaço entre os pensamentos.

Com a prática da meditação podemos experienciar paz, tranquilidade, a nossa beleza interior, levando-nos a re-pensar o que somos e tudo o que nos rodeia. Confere-nos a capacidade de dirigir as nossas energias para purificar o nosso corpo e mente…. e assim, podemos descobrir e desenvolver a nossa espiritualidade.

Com a prática diária, mesmo apenas alguns minutos, acaba por ser extremamente compensador e benéfico para a nossa saúde física, emocional e mental.

E lembre-se que tudo é energia e que a energia segue o pensamento