Pensamento de outros dias

Pensamentos de outros dias

 

26/02/2015

“«E que futuro é esse?», perguntareis vós… É percorrer todas as regiões do espaço através das estrelas e dos sóis. Nesta viagem, só podereis levar as riquezas que tiverdes acumulado dentro de vós.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

11/02/2015

“Indivisível, silenciosa e oculta presença está em todos os movimentos do Cosmos.”

Trigueirinho

09/02/2015

“Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier.”

E Agradeça!

07/02/2015

“Encontra dentro de ti um lugar onde haja Alegria, e a alegria queimará o sofrimento.”

Joseph Campbell

03/02/2015

“Quando me desespero, lembro-me de que em toda a História a Verdade e o Amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, pareciam invencíveis mas, no final, sempre caíram.”

Mahatma Gandhi

26/01/2015

“Se estás deprimido, vives no passado; se estás ansioso, vives no futuro; se estás em paz, vives no presente.”

Lao Tzu

22/01/2015

“Os dois dias mais importantes da tua vida são: o dia em que nasces e o dia em que descobres o porquê.”

Mark Twain

20/01/2015

“A solidão é a mãe da Sabedoria.”

L. Stern

18/01/2015

COMPAIXÃO

“Se a tua compaixão não te inclui a ti próprio, está incompleta.”

Buda

16/01/2015

SABEDORIA

“Eu actuo só depois de observar, ouvir e aceitar.”

14/01/2015

“FELICIDADE é a ausência de esforço para encontrar a felicidade.”

Zhuangzi

08/01/2015

❤ *** BOM ANO NOVO *** ❤

“se quer ter um bom ano, tenha atenção à forma como vive os primeiros doze dias: “Hoje começa um ano novo. E, como os primeiros doze dias de um ano estão relacionados com os doze meses que virão, esforçai-vos por vivê-los o melhor possível a fim de dardes a todo o ano uma base sólida. Tomai em consideração que nenhum dos vossos pensamentos, dos vossos sentimentos e dos vossos desejos fica sem consequências: eles são como sementes que colocais na terra da vossa alma e essas sementes germinarão. É vocação da terra favorecer o crescimento das sementes. Depois de estas terem sido semeadas, ela alimenta-as, e a água, o ar e a luz do sol também contribuem para o seu desenvolvimento. Por isso, atenção! Aqueles que, por negligência ou má vontade, semeiam urtigas ou cardos na sua terra interior não devem ficar à espera de ver crescer trigo. Neste primeiro dia do ano, as sementes que colocais na terra poderão também ser palavras como “alegria”, “luz”, “paz”, “amor”, “esperança”… Impregnai-vos bem do seu sentido e colocai-as nas profundezas da vossa alma. Cuidai delas e vereis como elas, pouco a pouco, farão um trabalho de germinação em vós. Assim, ao longo de todo o ano, vivereis entre campos férteis e jardins floridos.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

27/12/2014

❤ *** BOAS FESTAS *** ❤

“”A maior parte das festas cristãs são a sobrevivência, sob uma outra forma e com um significado diferente, de antigas festas pagãs relacionadas com a vida da natureza. Quando elas se aproximam, organizam-se os festejos: pensa-se nas prendas que se vai oferecer e receber, nas refeições para as quais se convidará familiares e amigos, nas decorações da casa, das ruas, nas roupas novas, e até nos disfarces. Para todos, uma festa é uma rutura benéfica na sequência muitas vezes monótona dos dias. Mas, numa Escola Iniciática, nós vemos nas festas muito mais do que ocasiões para fazer banquetes, pendurar decorações e passar uns momentos agradáveis. Cada um esforça-se por captar, nas regiões subtis, correntes de energias que vivificarão, regenerarão, o seu coração e a sua alma. Ele sabe também que, nesta atmosfera de trocas alegres, há entidades luminosas que veem captar elementos de que depois se servirão para prosseguir o seu trabalho pelo mundo. Para as ajudar nesse trabalho, ele confia-lhes a sua alegria, toda a riqueza espiritual que essa festa lhe proporciona, a fim de que outros beneficiem dela. E essa alegria, essa riqueza, voltam a ele amplificadas”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

20/12/2014

❤ FELIZ NATAL! *** MERRY CHRISTMAS! *** JOYEUX NOEL! ❤

“Sejam felizes e façam os outros felizes!”

Paula Soveral

15/12/2014

“O mais belo dos actos é a prática da SINCERIDADE.”

Alejandro Jodororowsky

15/11/2014

“Algo está a mudar no Planeta Azul! Incontáveis gestos de ternura inesperados oriundos de “tradicionais predadores” estão a acontecer, a elevação da vibração da Consciência Humana [e planetária] está a manifestar-se.”

Maria Velosa ( Earth and Ocean Marine Life Defender,Dolphin Advocate, Sea Shepherd and Rick O’ Barry Dolphin Project Supporter- na empresa Sea Shepherd Cove Guardians Page (official))

11/11/2014

“ALINHADO COM A MENTE DIVINA, CORAJOZAMENTE EXPRESSO A MINHA VERDADE. Muitas vezes, me vejo inseguro a respeito de como prosseguir em momentos difíceis na vida. Alguma circunstância específica pode pedir por uma acção que eu considero errada. Embora pudesse apenas fazer o que precisa ser feito e colocar de lado o que é certo, porem quero agir com integridade. Acima de tudo, sempre escolho ser verdadeiro comigo mesmo. Quando chego a essa situação, eu oro. Fico em silêncio para escutar a silenciosa voz do meu Cristo Interno. Agora eu, em conexão com o Espírito, recebo orientação necessária e encontro a sabedoria. Acho força e determinação para fazer o que é meu sem dúvida ou receio. Pois sempre que estou ligado com a orientação de Deus, tomo as decisões certas e ando em direcção à Verdade com coragem e segurança. À medida que eu consiga agir com integridade, sou guiado pela orientação do meu cristo Interno, e me sinto em paz, feliz e consigo confiar nos melhores resultados para todas as pessoas envolvidas. Quando estou em harmonia com meu Cristo Interno, vejo a Verdade que me trás a única real liberdade.”

IN: Leitura Diária 11/11/2014

08/11/2014

“O privilégio de uma vida inteira é sermos quem somos.”

Joseph Campbell

05/11/2014

“Anda e o caminho aparecerá.”

Provérbio Zen

30/10/2014

“Encontra dentro de ti um lugar onde haja Alegria, e a Alegria queimará a dor.”

Joseph Campbell

25/10/2014

“Conhece-te a ti mesmo, ó linhagem divina vestida com trajes mortais. Despe-te, eu te peço, separa o quanto podes, e podes o quanto te esforces; separa, digo, a alma do corpo, a razão dos afectos do sentido. Verás logo, cessadas as brutalidades terrenas, um puro ouro, e, afastadas as nuvens, verás um luminoso ar; e então, acredita-me, respeitarás a ti mesma como um raio eterno do divino sol.”

Marsilio Ficino

22/10/2014

“Os mortos recebem mais flores que os vivos porque o remorso é mais forte que a gratidão.”

Anne Frank

19/10/2014

“A morte está inscrita nos homens, a ruína está inscrita nas coisas.”

Jean-Paul Sartre, filósofo existencialista

15/10/2014

“Sente a energia universal em TI.”

06/10/2014

“Nós temos que nos amar a nós próprios porque nenhuma quantidade de amor vinda dos outros é suficiente para preencher o anseio da nossa alma.”

Dodinsky

30/09/2014

“Nenhum homem pode percorrer o mesmo rio duas vezes, já que, tanto o homem como o rio mudaram desde então.”

Heraclito

21/09/2014

“O mestre é o homem que não manda – aconselha e canaliza, apazigua e abranda. Não é a palavra que incendeia, é a palavra que faz renascer o canto alegre do pastor depois da tempestade. Não interessa vencer nem ficar em boa posição. Tornar alguém melhor, eis todo o seu programa.”

Agostinho da Silva

03/09/2014

“Um amigo é uma única alma que habita dois corpos.”

Aristóteles

30/08/2014

“Quanto mais LUZ virmos nos outros, mais LUZ descobriremos em nós mesmos! Que a Paz & a Luz desçam sobre a Terra!

27/08/2014

“Escrevendo ou lendo nos unimos para além do tempo e do espaço, e os limitados braços se põem a abraçar o mundo; a riqueza de outros nos enriquece a nós. Leia.”

Agostinho da Silva

19/08/2014

“Paciência é uma daquelas virtudes que pode transformar um momento de grande ansiedade em quietude, uma rápida agitação mental no fluir suave de um rio. Na presença de uma pessoa paciente somos envoltos por uma aura de calma como se entrássemos na luz tranquila da ausência de pressa dela. Mesmo quando ela está ocupada, a qualidade da sua ocupação irradia paciência. Para ser paciente, observe a natureza. A natureza é sempre pacientemente ocupada..”

Brahma Kumaris

15/08/2014

“Os domínios do mistério prometem as mais belas experiências.”

Einstein

11/08/2014

o silêncio é para ser saboreado

“Silêncio. E mais silêncio. Não uses a boca para falar. A boca é para provar desta doçura.”

Rumi

06/08/2014

“Graças a todos aqueles e aquelas que levam no seu sangue a sabedoria dos caminhos invisíveis.”

Javier Melloni

04/08/2014

“Nunca ninguém se perdeu. Tudo é verdade e caminho.”

Fernando Pessoa

01/08/2014

“Uma vida só vale pelo essencial; se o essencial não for encontrado, é uma vida desperdiçada.”

Carl G. Jung

29/07/2014

“Uns aprendem a andar. Outros aprendem a cair. Conforme o chão de um é feito para o futuro e o do outro é rabiscado para sobrevivências.”

Mia Couto

26/07/2014

“No meio de um inverno, finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível.”

Albert Camus

24/07/2014

“Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda a simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos. Que as pessoas saibam falar, calar, e acima de tudo ouvir. Que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo. Que tenham ideais e medo de os perder. Que amem o próximo e respeitem a sua dor. Para que tenhamos a certeza de que ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”

Carlos Drummond de Andrade

18/07/2014

“É assim que ele define a coragem: fingir que é um valente. Não ter medo é uma estupidez. A coragem consiste em não se deixar vencer pelo medo.”

“O legado de Mandela – 15 lições de vida, amor e coragem” – Richard Stengel

14/07/2014

“A arte é um resumo da natureza feito pela imaginação.”

Eça de Queiroz

12/07/2014

A Verdade da Ciência

“A infelicidade não é que a ciência se especialize, é, sim, que os especialistas tenham uma desagradável tendência a universalizar suas descobertas.”

Debray-Ritzen

08/07/2014

A Verdade

“A verdade tem tal poder que ela se manifesta sem ninguém ter que prová-la. Viver com ideais elevados pode não ser um mar de rosas, pois é preciso enfrentar muita oposição ao persistir em um caminho que possa ser irracional aos outros. Mas esse é o preço a pagar para ter uma consciência clara, conhecimento e a satisfação de estar no caminho certo.”

Brahma Kumaris, Being good in bad times Purity, August 2013

01/07/2014

A Lei do Silêncio

“A Lei ou Princípio do Silêncio é aquilo que nos permite obter o espaço, a paz e o tempo para repousar e recuperar dos barulhos e tagarelices exteriores. O silêncio é encontrado dentro da alma, e não se limita ao som mas também ao silêncio relativo ao movimento, emoções e sentimentos. A Lei do Silêncio contém igualmente o caos que pode existir em qualquer momento quando o caos é experienciado a partir de níveis de não-resistência.”

Paul Schockley

29/06/2014

“Não há outro mestre além da Vida, da Vida com Letra Grande, mas essa Vida, Una, Inefável e Incriada pode, em consequência da sua bondade e em nosso nome, manifestar-se de formas que sejam para nós acessíveis: mestres exteriores e visíveis de que nos falam todas as grandes tradições espirituais da humanidade, e também mestres invisíveis, anjos, espíritos, arquétipos que nos iluminam e nos guiam do nosso interior – intermediários discretos e sagrados do <>. Tanto os mestres visíveis, como os invisíveis têm por função despertar em nós o <>, essa qualidade de Escuta e de Atenção que nos mantém incessantemente em contacto e no movimento em direcção ao <<Único Mestre>>.”

Jean-Yves Leloup

21/06/2014

!!! BOM SOLSTÍCIO DE VERÃO !!!

“SINTONIZE-SE COM AS ENERGIAS CÓSMICAS DO DIA DE HOJE.”

17/06/2014

“Vamos caminhando aos ziguezagues entre o apocalipse e o paraíso perdido, muito perto do primeiro e muito distantes do segundo; dilacerados entre o anseio e o ódio a nós próprios, perdidos em sonhos e de sonhos perdidos. E isso é o que procuro expressar nas minhas pinturas.”

Rudolf Schlichter

11/06/2014

Oração eficaz a Santo António de Lisboa

“Lembrai-vos, ó meu glorioso Santo António, grande amigo de Jesus Menino e de Maria Rainha dos Anjos, que nunca se ouviu dizer que alguém tenha recorrido, com fé e confiança, à vossa confiança, à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e haja sido por vós esquecido ou desamparado. Animado eu, pois, com total confiança a vós recorro como amigo dos pobres e fiel consolador dos aflitos. Gemendo sob o peso de meus pecados me prostro a vossos pés e, pecador como sou, ouso apresentar-me, humildemente, súplice e confiante a fazer-vos a minha ardente prece. Não rejeiteis o meu pedido, vós tão poderoso junto de Jesus e de Maria, mas escutai-o favoravelmente e dignai-vos atende-lo com toda a bondade. Assim o espero! Fico confiante em vós! Assim seja!”

01/06/2014

healing

“A verdadeira cura está em desafiarmos os nossos medos; expandir o que tem estado comprimido e tornar mais flexível o que é rígido. Em última análise, curar é abrirmo-nos à confiança e recuperar a fé.”

Verne Varona

29/05/2014

compaixão é isto mesmo

“A compaixão pode existir sem que, emocionalmente, eu tenha que “me pôr na pele do outro”. Ter compaixão é permanecer num estado emotivo positivo, enquanto tento compreender o outro, sem invadir o seu espaço.”

20/05/2014

meditar é essencialmente isto

“olha para dentro para onde não há nome ou forma e saberás então quem és: liberdade.”

H. W. L. Poonja

16/05/2014

WESAK, Celebracao da Lua Cheia de Touro: O ponto energetico mais alto do ano. Sintonizemo-nos com estas energias poderosissimas

“WESAK – LUA CHEIA DE TOURO (o efeito da Lua Cheia faz-se sentir 3 dias antes e 3 dias depois do dia em que a Lua atinge o seu auge, por isso recomenda-se reflectir e meditar nestas ideias durante este período) “A festa do WESAK é um acontecimento espiritual considerável, a respeito do qual nós queremos lembrar aqui certas implicações fundamentais, a fim de ajudar aqueles que procuram colaborar, com conhecimento de causa, com a intenção hierárquica. Antes de iniciar o nosso trabalho, liguemo-nos mentalmente ao Ashram Universal e a todos os que pelo mundo têm o olhar voltado para aqueles Altos Lugares onde sopra o Espírito. Em todas as suas mensagens, o Tibetano sempre se referiu à Festa do WESAK como a placa giratória energética do ciclo anual, como um momento decisivo em que as forças e energias do nosso esquema planetário se reúnem para um esforço renovado a favor da evolução da consciência humana. Festa maior do Oriente, que se universaliza cada vez mais, a festa do WESAK é a Festa do Buda – o Senhor da iluminação e do amor-sabedoria. É sobretudo definitivamente a festa da Luz. O Buda demonstra a potencialidade de exprimir o espírito por meio da inteligência na forma e de assim iluminar a matéria. O Buda é chamado “Aquele que está desperto”. A raiz “buddhi” vem do sânscrito e significa “o princípio de sabedoria”. Numa importante mensagem, que o Mestre D.K. dirigiu a um grupo de discípulos, Ele pediu-lhes que se preparassem para a Festa do WESAK nestes termos: “…. Peço-vos um mês de silêncio interior, de pensamento introspectivo, de domínio de vós próprios…” Peço-vos que se concentrem na necessidade que o mundo tem de paz, de compreensão mútua, de iluminação e que esqueçam aquilo de que vocês próprios têm necessidade do ponto de vista mental, emocional e físico… Durante os cinco dias de meditação, peço-vos um jejum mais completo, um silêncio mais profundo, a concentração interior, a pureza de pensamento e um espírito activo de bondade amorosa, que fará de vós um canal puro” (Exteriorização da Hierarquia, de Alice A. Bailey, ed. Lucis, p. 25). Um canal puro. Eis o que WESAK procura criar. Um canal que possa permitir um alinhamento muito mais estreito e duradouro entre os três centros maiores do nosso esquema planetário: Shamballa – Hierarquia – Humanidade. Isto é possível se os homens e mulheres de boa vontade, assim como o Novo Grupo de Servidores do Mundo, se mostrarem à altura da ocasião que se oferece. Ocasião excepcional, em verdade, porque ela é o momento em que o Senhor do Mundo, Sanat Kumara, concentra a Sua atenção, por um momento, no “Centro a que nós chamamos a Raça dos Homens”, tendo em vista o próximo passo que este deve realizar em conformidade com o Desígnio que os Mestres conhecem e servem. Segue adiante o texto sintético de preparação e para reflexão. Hoje, tomemos das ‘Fontes de Inspiração’ para nossa vivência profunda o pensamento-semente deste dia: Com amor acende a luz da beleza. E com acção manifesta ao mundo a salvação do espírito. Folhas do Jardim de Morya, I vol. – O Apelo, Série Agni Yoga, §354 Enviando a todos muita Luz, despedimo-nos fraternalmente, GEM LUA CHEIA DE TOURO Taurus, o Touro (21 de Abril – 20 de Maio) Elemento: TERRA – O trabalho transmutador de Touro deve ser realizado nos planos da Terra. O símbolo deste signo (_) é conhecido tanto como o Touro de Desejo como a Expressão Divina Iluminada. As suas qualidades fundamentais são expressas como desejo – aspiração – vontade, e o seu caminho pode ser descrito como: Desejo – levando à aspiração; Cegueira – levando à visão; Treva – levando à luz; Morte – levando à libertação. Diz-se que Touro guarda o segredo da luz – a luz da aspiração, do conhecimento. Isto dá a chave para estes quatro processos e também para o seu propósito de iluminação. Resistência, constância, tenacidade e força são as qualidades fundamentais de Touro, as quais auxiliam o seu impulso para alcançar o seu objectivo. Os seus regentes planetários dão maior percepção consciente dos métodos Taurinos: Regente Esotérico: VULCANO, um planeta de I Raio, que tem uma ligação especial com o Reino mineral, acentua o elemento terra em Touro. Diz-se que Touro pode ou “Forjar as cadeias que prendem, ou criar a chave que desvela os mistérios da vida.” Vulcano é o Serralheiro Divino, trans formando o mundo mineral (terra) através do fogo da mente. Regente Exotérico: VÉNUS. Traz as qualidades da mente pois, ao contrário da ideia popular que liga Vénus com amor, prazer e beleza, Vénus é esotericamente um planeta transportando a energia da Mente e o V Raio do Conhecimento. A luz da Mente, iluminação, é portanto uma das influências preponderantes deste signo. Tarefas, objectivos e oportunidades O domínio do desejo e a consecução do desapego. O desejo tem uma função primária na evolução do homem, levando-o a colocar em acção todas as suas energias e desenvolvendo as suas faculdades. Mas também fá-lo apegar-se às pessoas e às coisas e “prende-o à vida com mil laços kármicos”. Diz-se que o desejo “envolve o homem em sete mil véus de maya (ilusão)” e somente o sofrimento, a saturação e a repulsão lhe darão gradualmente o desapego e por fim a libertação. Transmutação e sublimação. São alcançadas pelo desejo de dominar o desejo; deste modo, o desejo horizontal pelas coisas terrenas e os prazeres dos sentidos é transformado em desejo vertical – aspi ração – e é transmutado espiritualmente. Em Touro, é dada a oportunidade de reformar o desejo inferior em amor e a vontade egoísta em vontade de servir. A sensibilidade estética (uma caracte rística dos sujeitos Taurinos) abre o caminho à percepção intuitiva. Diz-se que “O vermelho da ambição e da cólera deve ser transformado em luz dourada da iluminação”. A sensibilidade, o impulso e as qualidades da mente de Touro fazem dele um bom período para realizações práticas e para a busca da Luz da Mente, o “olho da Luz” que, tal como diz o Evange lho, “torna o corpo cheio de luz”. Atenção aos obstáculos: A tendência para persistir até à obstinação, para ser dedicado até ao fanatismo e para ser ultra-conservador nas ideias e nos métodos. Oposto polar: Escorpião, o signo de prova, da experiência e do triunfo. Mensagem da Alma: “Eu vejo e quando o Olho está aberto tudo é luz”. Excertos do livro “Meditation and the Rhythm of the Year” (Sundial House Group)..”

GEM – Grupo de Estudos Maitreya

14/05/2014

“A própria inocência por vezes também precisa de uma máscara.”

Thomas Fuller

11/05/2014

deus e as mães

“Deus não pode estar em todos os lugares e por isso faz as mães.” :) :) :)

05/05/2014

o melhor amor

“O melhor amor é o amor sem objecto.”

Rumi

21/04/2014

todos somos feitos de Luz e sombra

“O que não enfrentamos em nós mesmos, encontraremos como destino.”

Carl Gustav Jung

13/04/2014

do Domingo de Ramos (dia do antigo Sol) ao Domingo de Páscoa (LUZ)

“Atravessa em silêncio, sério, o povo que vibra em êxtase. Percebe nesta recepção a sua superficialidade. Visa camadas mais profundas. Quer algo muito diferente.”

Emil Bock

10/04/2014

morte

“Estamos a caminhar para uma Luz que abraça a escuridão.”

Ram Dass

05/04/2014

“Bem no fundo, no coração molecular da Vida, as árvores e nós são essecialmente idênticos.”

Carl Sagan

02/04/2014

“O homem deve dar toda a atenção a certos processos anímicos que ele geralmente realiza de modo descuidado e desatento….”

Rudolf Steiner

31/03/2014

excelência

“Excelência não é uma excepção, é uma atitude permanente.”

Colin L. Powell

26/03/2014

o poder da música

“Cada nota musical traz, em si, uma freqüência de som que carrega um estado vibratório. A melodia resultante dessas freqüências resulta num certo tipo de vibração que influencia os elementos ao nosso redor.”

15/03/2014

“Se tens um jardim e uma biblioteca, tens tudo o que precisas.”

Cícero

11/03/2014

“O flexível é mantido inquebrado.”

LAO TZU, THE TAO TE CHING

07/03/2014

“Para ser um bom cientista deve pensar com o coração pois é daí que a informação vem em primeiro lugar.”

Nassim Haramein

24/02/2014

“Ser Mãe é assumir de Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é encarnar a divindade na Terra.”

20/02/2014

“Falava-se na Alquimia, da busca da Pedra Filosofal, a fórmula mágica capaz de transformar tudo em ouro. O único ser capaz de transformar tudo em ouro é o Si Mesmo, Princípio Ativo de qualquer pessoa !”

Josef Yaari

16/02/2014

nascer é começar a caminhar para a morte

“A tragédia da vida não é a morte, mas sim aquilo que deixamos morrer em nós enquanto vivemos.”

Norman Cousins

12/02/2014

“Tu não és uma gota no oceano, tu és o oceano inteiro numa gota.”

Rumi

09/02/2014

Se a Luz está no teu Coração, encontras o caminho para casa.”

Rumi

31/01/2014

“Ano do Cavalo de Madeira:

este é um ano de extremos.

Esteja preparado para a aventura e espere o inesperado.

Haverá vitórias fáceis e romances surpreendentes.

É um bom ano para viajar para lugares distantes fora das rotas comuns.

Se estiver 100% certa de uma coisa, faça-a!

O Ano Novo chinês é um festival da Primavera, começa na segunda Lua Nova depois do Solstício de Inverno. As celebrações começam na 6ª feira 31 janeiro e continuam até 15 de fevereiro quando a lua está mais brilhante (Lua Cheia)..”

Feliz Ano Novo!!!

28/01/2014

“Imagine que o universo é uma imensa máquina giratória. Você quer ficar perto do centro da máquina – bem no eixo da roda – e não nas extremidades, onde os giros são mais violentos, onde você pode se assustar e enlouquecer. O eixo da calma fica no seu coração. É aí que Deus reside dentro de você. Então, pare de procurar respostas no mundo. Simplesmente retorne sempre ao centro, e sempre vai encontrar a paz.”

Elizabeth Gilbert

17/01/2014

“Há uma voz que não usa palavras. Escuta.”

Rumi

12/01/2014

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.”

Carl G. Jung

06/01/2014

“As palavras “Não Eu, mas Cristo em mim” se tornarão cada vez mais realidade. Essa luminosidade será cada vez mais a luz que irradia para o cosmos. Acolhemo-la pois cada vez mais dentro de nós!”

20/12/2013

“♥❤♥FELIZ NATAL & BOM ANO 2014♥❤♥”

“Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre. Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.”(Santo Agostinho)

Que a época seja de nascimento interior, que a criança interna saiba manter a Alegria e o adulto saiba manter a Confiança. E que tudo isso nos leve mais e sempre a um entendimento global e uno daquilo que somos todos: gotinhas de um imenso oceano que se chama humanidade! Sejam Felizes! Um forte e fraterno Abraço de todo o Coração, Paula Soveral

14/12/2013

“Acordar para quem você é requer desapego de quem você imagina ser.”

Alan Watts

07/12/2013

“A verdade não pode ser trazida para baixo; é o individuo que deve fazer o esforço de ascender até ela.”

Jiddu Krishnamurti

01/12/2013

“Do ponto de vista simbólico, um cume representa o nosso sol interior. Os Iniciados sempre se serviram deste símbolo, mesmo em regiões onde só existem algumas colinas. Foi no sermão “da montanha” que Jesus revelou o essencial do seu ensinamento, e essa montanha nem sequer é nomeada… Talvez, precisamente, porque se tratava sobretudo de uma montanha espiritual. O cume é o símbolo da Iniciação, é o lugar onde o homem se instrui, se purifica, se liberta e adquire uma visão superior da vida, pois nas alturas, onde o ar é tão puro, é mais fácil atingir em si mesmo esse cume a que a Ciência Iniciática chama o corpo causal. É aí, no corpo causal, que o pensamento encontra todos os elementos para a realização; é aí que estão as forças, os poderes a que devemos aceder para nos tornarmos criadores.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

23/11/2013

“A Lei do Poder: o verdadeiro poder vai muito para além da força física. Fazendo uso da Força do Universo, os super-heróis estão conectados ao momento presente e ligados à fonte da qual emerge toda a experiência, todo o conhecimento e toda a existência. A Lei do Poder permite aos super-heróis serem imnunes à crítica, não se sentirem inferiores a ninguém, não terem medo e serem capazes de transmitir força aos outros através dos seus pensamentos e acções.”

Deepak Chopra, em “As Sete Leis Espirituais dos Super-Heróis”

17/11/2013

“A Lei da Transcendência reside no cerne de quem nós verdadeiramente somos. A capacidade de aceder à transcendência é o primeiro passo para nos conhecermos e alcançarmos todo o nosso potencial. Possuindo esta capacidade, conseguimos virar-nos para dentro, transpor as passagens secretas e os recantos cheios de fantasmas da mente e entrar no silêncio puro, ou Ser.”

Deepak Chopra, em “As Sete Leis Espirituais dos Super-Heróis”

14/11/2013

“A Lei do Amor é a mais poderosa dádiva que podemos descobrir. É a fusão do amor e da compaixão.”

Deepak Chopra, em “As Sete Leis Espirituais dos Super-Heróis”

01/11/2013

“A criatividade é um salto na consciência que traz um novo significado ou um novo contexto a qualquer situação ou problema. O novo significado ocorre quando há uma mudança na perspectiva. Quando interpretamos um problema como uma oportunidade, essa é uma mudança no significado.”

Deepak Chopra, em “As Sete Leis Espirituais dos Super-Heróis”

30/10/2013

“Se de facto pensas que o ambiente é menos importante que a economia, experimenta reter a respiração enquanto contas o teu dinheiro.”

Dr. Guy McPherson

26/10/2013

“Entorpecer a nossa mente com preocupações excessivas, angústias e tristezas impede-nos de enfrentar os problemas, de encontrar as respectivas soluções e de obter paz.”

20/10/2013

“A felicidade não consiste em adquirir nem em gozar, mas sim em nada desejar. Nada desejar é ser livre.”

Epicteto

14/10/2013

“Tudo é energia.”

Einstein

04/10/2013

“Não dá para nutrir sentimentos como hostilidade, ciúme, medo, culpa, depressão. Essas são emoções tóxicas. Importante: onde há prazer, há a semente da dor, e vice-versa. O segredo é o movimento: não ficar preso na dor, nem no prazer (que então vira vício). Não se deve reprimir ou evitar a dor, mas tomar responsabilidade sobre ela.”

Deepak Chopra

01/10/2013

“O mundo nasceu do amor, é sustentado pelo amor, vai em direcção ao amor e entra no amor.”

Saint François de Sales (fundador da Ordem da Visitação, considerado pela Igreja Católica como o santo patrono dos escritores)

27/09/2013

“O gato da dona “Paula” está empoleirado numa janela a pensar com os olhos como pensam os gatos. Faltam-lhes palavras como aos homens falta uma sintaxe para o movimento.”

Nuno Camarneiro, prémio Leya 2012

20/09/2013

“Igual aos deuses com pouco me contento, de livros e silêncio me alimento.”

Manuel António Pina – prémio Camões 2011

13/09/2013

“A morte é o maior dos prazeres. É por isso que a guardamos para o fim.”

Carlos Castaneda

11/09/2013

“PERDÃO: quem perdoa mostra nobreza, generosidade, não fica preso aos rancores, aos tormentos que o teriam mantido nas regiões inferiores do plano astral. Se Jesus nos pede que perdoemos aos nossos inimigos é para que consigamos libertar-nos dos pensamentos e sentimentos negativos que nos desagregam. Mas o perdão não resolve a questão: o perdão liberta as vítimas, aqueles que foram maltratados, lesados, mas não liberta os culpados, aqueles que cometeram as faltas. Para se libertar, o culpado tem de reparar.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov”

07/09/2013

“Na realidade nós não estamos aqui. Isto é a nossa sombra.”

Rumi”

05/09/2013

“Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição venha a pensar o mesmo que eu, mas nessa altura já o pensamento lhe pertence.”

Agostinho da Silva, in “Sete cartas a um homem filósofo”

22/08/2013

“Muitos admiram-se pelo facto de um grande Mestre, pela sua autoridade, pela sua irradiação, não produzir efeitos miraculosos sobre todos os que dele se aproximam. Mas no que é que eles acreditam? Um Mestre não pode tornar melhores aqueles que recusam melhorar-se, pois, interiormente, eles são livres. Pode-se prender alguém, cortá-lo em pedaços, mas, se ele não permitir, não se pode agir sobre o seu coração nem sobre o seu intelecto. Um Mestre pode sempre transmitir conhecimentos, isso é fácil, mas não pode mudar o caráter e o temperamento dos humanos. Se eles deixarem adormecer a sua alma e o seu espírito, se eles não tiverem outras necessidades na vida a não ser deixar-se guiar pelos seus instintos grosseiros, sem se preocuparem com as desordens e as infelicidades que provocam à sua volta, um Mestre é impotente. Ele apenas pode tentar levá-los a entrever a beleza desse mundo de que, por enquanto, eles estão tão afastados, esperando que, numa próxima existência, eles tenham o desejo de se aproximar dele.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

16/08/2013

“Um grande mestre da tradição hassídica, Yitzchak Meir (1799–1866), quando ainda era criança, alguém lhe perguntou a brincar com ele: “Dou-te um florim se me disseres onde habita Deus!”. “E eu, respondeu a criança, dou-te dois se me disseres onde é que Ele não habita.”

07/08/2013

“Saber-se amado dá mais força do que ser forte.”

GOETHE

31/07/2013

“Anda como se estivesses a beijar a terra com os teus pés.”

Thich Nhat Hanh

26/07/2013

“A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação.”

Leonardo Da Vinci

24/07/2013

“O mundo foi criado para ser recriado.”

G. Duhamel

❤ A GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento e que tudo cura, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis. A fórmula “Obrigada, obrigada, obrigada” é extremamente poderosa. Repita-a ao acordar, várias vezes por dia e antes de adormecer. ❤

19/07/2013

”No instante em que tiverem no coração essa coisa extraordinária chamada Amor e sentirem a sua profundidade, delícia e êxtase, descobrirão que para vós o mundo se transformou.”

Krishnamurti

18/07/2013

”A VIDA É MAGIA: “Aqueles que não acreditam na magia e no Amor, nunca os encontrarão.”

Roald Dhal (escritor, 1916-1990)

15/07/2013

”Não há ninguém que tenha nascido sob uma má estrela, há apenas pessoas que não sabem ler o céu.”

Tenzin Gyatso (o dalaï-lama)

11/07/2013

”Tudo o que nos irrita nos outros pode levar-nos a um melhor conhecimento de nós mesmos.”

Carl Jung

09/07/2013

”Cada um descobre o seu anjo tendo um caso com o demônio.”

Mia Couto

07/07/2013

”Que a beleza do que você ama seja o que você faz.”

Rumi

04/07/2013

”A unidade liberta, a liberdade une. Sê uno contigo próprio e serás uno com tudo.”

Nisargadatta

01/07/2013

”Bebe-se chá para esquecer o ruído do mundo.”

Lu Yu

30/06/2013

”As relações são certamente o espelho no qual nos descobrimos a nós próprios.”

Jiddu Krishnamurti

27/06/2013

”Decidi ser feliz porque é bom para a saúde.”

Voltaire

24/06/2013

”Cada dia chega com os seus próprios presentes. Só temos que desembrulhá-los.”

Ann Ruth Schabacker

22/06/2013

”Os sonhos são a literatura do sono.”

Jean Cocteau

20/06/2013

”Minha alma é uma orquestra oculta; não sei que instrumentos tangem e rangem, cordas e harpas, timbales e tambores, dentro de mim. Só me conheço como sinfonia.”

Fernando Pessoa, in “Livro do Desassossego”

16/06/2013

”Partido é uma parte: sê inteiro.”

Agostinho da Silva

14/06/2013

“Não é segurando nas asas que se ajuda um pássaro a voar. O pássaro voa simplesmente porque o deixam ser pássaro.”

Mia Couto

09/06/2013

“O segredo para a saúde da mente e do corpo não é lamentar-se do passado, não é preocupar-se com o futuro, mas viver o momento presente sensata e sabiamente.”

Buda

07/06/2013

“Não é preciso ir para a Índia ou outro lugar qualquer para encontrar paz. Tu encontrarás aquele lugar de profundo silêncio mesmo no teu quarto, no teu jardim ou até mesmo na tua banheira.”

Elisabeth Kubler-Ross

04/06/2013

“Seres humanos, legumes ou poeira das estrelas, dansamos todos ao ritmo de uma brisa misteriosa tocada ao longe por um tocador de flauta invisível.”

Albert Einstein

28/05/2013

“Se estás deprimido, estás a viver no passado; se estás ansioso, estás a viver no futuro; se estás em paz, estás a viver no presente.”

Lao Tzu

25/05/2013

“Quando vejo que não sou nada, isso é sabedoria. Quando vejo que sou tudo, isso é o amor. E entre os dois a minha vida flui.”

Nisargadatta

19/05/2013

“Aquilo que procuras, procura-te a ti.”

Rumi

17/05/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“A realidade do verdadeiro perdão reside na capacidade de nos libertarmos da dor; é simplesmente um acto de nos libertarmos da energia negativa.”

Louise Hay

13/05/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“O nosso primeiro propósito nesta vida é ajudar os outros; e se não formos capazes de ajudar, pelo menos não lhes façamos mal.”

Dalai Lama

08/05/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Os mestres abrem a porta, mas tens que entrar sozinho.”

Provérbio Zen

05/05/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“O verdadeiro oposto do amor é o medo. No amor a pessoa expande-se, no medo a pessoa retrai-se. No medo a pessoa se fecha, no amor a pessoa se abre. No medo a pessoa duvida, no amor a pessoa confia.”

Osho

02/05/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Adormeci e sonhei que a vida era Alegria. Acordei e vi que a vida era Serviço. Agi e compreendi que Serviço era Alegria.”

Rabindranath Tagore

28/04/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Quanto mais calados estivermos, mais conseguimos ouvir.”

Ram Dass

23/04/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Não podemos exigir que os outros sejam como queremos, pois nem nós somos.”

Lao-Tzé

19/04/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Sinto-me a meio do caminho, faltam-me palmihar mais 61 :) ♥ Obrigada aos que estiveram, aos que estão e aos que hão-de estar ♥ E porque a Gratidão e o Amor são as únicas energias em que vale a pena sintonizarmo-nos, venham beber um chá ao som de boas vibrações… e dancem, sorriam e dancem :)

“Físicos dizem que o tempo não existe, que é uma invenção humana, usada para organizar a experiência e catalogar a existência. Assim, podemos quantificá-lo, confirmá-lo, lembrá-lo. Einstein não acreditava no tempo, mas sim na intemporalidade, que todo o tempo existe simultaneamente: passado, presente, futuro. Ele não reconhecia o conceito de “agora”. Todos os momentos são igualmente reais e igualmente acessíveis, se soubermos como. Todos os que conhecemos e tudo o que seremos estão connosco neste momento. Se isso for verdade, todos os momentos são igualmente reais e acessíveis a nós. Só precisamos descobrir como.” (Jake)”

17/04/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“A tradição torna-se na nossa segurança, e quando a mente se sente segura entra em decadência!”

Jiddu Krishnamurti

15/04/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Tudo o que é nosso encontrará uma maneira de chegar até nós!”

Chico Xavier

13/04/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Cortar aquilo que não está mais a funcionar na nossa vida é o primeiro passo obrigatório para criar a vida certa para nós!”

07/04/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Então, quando tudo isso (nome, biografia, família, trabalho, amigos, etc.) é subtraído, teremos alguma ideia de quem realmente somos?”

Sogyal Rinpoche, in “O Livro tibetano da vida e da morte”

06/04/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“A coragem nada é sem a Serenidade.”

Mahātmā Gandhi

01/04/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“De nada serve entender o outro, esse não é o caminho. Temos que nos entender a nós mesmos, pois somos uma miniatura do universo. Em nós existe todo o mapa da existência.”

Osho

28/03/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Boa PÁSCOA a todos, bons renascimentos e muita Alegria nos Corações.”

25/03/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Toda a sensação de perda advém da falsa sensação de posse.”

Lao Tzu

20/03/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“♥ BOM EQUINÓCIO DA PRIMAVERA ♥: saibamos manter o Coração aberto à energia que renasce.”

18/03/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“O sábio não se exibe, por isso brilha. Ele não se faz notar, por isso é notado. Ele não se elogia e por isso tem mérito. E, porque não está competindo, ninguém pode competir com ele.”

Lao Tsé

16/03/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Eu sou o resultado de meus próprios actos, herdeiros de actos; actos são a matriz que me trouxe, os actos são o meu parentesco; os actos recaem sobre mim; qualquer acto que eu realize, bom ou mal, eu dele herdarei. Eis em que deve sempre reflectir todo o homem e toda a mulher.”

Buddha Gautama

13/03/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Opte por aquilo que faz seu coração vibrar… apesar de todas as consequências.”

Osho

07/03/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Más decisões dão boas histórias.”

Ujala Javaid

06/03/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“O amor é uma emoção. Totalmente silenciosa e inexpressável em palavras.”

Rumi

01/03/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Dia auspicioso, 1º de Março: Medite e ore um pouco, alinhe-se com os seus eixos fundamentais ou mais perenes, saúde grato os seus antepassados, os mestres ou santos e grandes seres, e mesmo a Divindade…(louvada, recebida, reflectida e amada seja Ela…) Abra-lhe(s) mais o coração, com intenções limpas para o novo dia e ciclo, e receba as intuições e impulsões do que deve fazer, trabalhar, amar ou ainda as pessoas e projectos com quem se deve mais interligar, apoiar, amar. Seja criativo(a), destemido(a), optimista e avance com a luz da inteligência e o amor do coração bem despertos e unificados na sua consciência mais abrangente, mais universal…”

Pedro Teixeira da Mota

28/02/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir.”

Mário de Andrade

23/02/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“A VIDA é uma pedra de amolar; desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.”

George Bernard Shaw

20/02/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você”. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção.”

Rubem Alves (psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro)

17/02/2013

❤ a GRATIDÃO é a energia que tudo põe em movimento, agradeça, agradeça, agradeça, nunca se canse de agradecer, tanto as experiências agradáveis como as desagradáveis ❤

“Não há melhor elogio do que dizer-se que alguém é autenticamente ele mesmo e que chegou à sua plenitude: que é normal, integrado, feliz, rico de humanidade.”

in “Graça sobre Graça”, de Neylor J. Tonin

13/02/2013

❤ amar ❤

“As relações poderosas erguem-se quando dois indivíduos centrados se comprometem a si mesmos a amar-se incondicionalmente um ao outro e a apoiarem o desenvolvimento um do outro de forma a atingirem todo o seu potencial. Ambos dão livremente, sem motivos egoístas ou o desejo de encerrar a relação numa qualquer forma em particular. Não há limites quando nos abraçamos uns aos outros completamente.”

Thomas Crum

07/02/2013

❤ A Doença do Conhecimento ❤

“Conhecer reconhecendo a ignorância fundamental é saúde mental. Não conhecer e pensar que conhece é uma doença. Quando consideramos o mal como mal, dele nos preservamos. O sábio está livre da doença mental do homem comum pois compreende sua ignorância e a lamenta.”

Lao Tsé, O Livro do Caminho Perfeito, Tao Té Ching, Livro II, 71

05/02/2013

❤ plenitude ❤

“O espírito do homem que repousa plenamente em si mesmo e adquiriu perfeita serenidade, é imune do contágio das coisas externas, indiferente a calor e frio, prazer e sofrimento, louvores e vitupérios.”

Bhagavad Gita, tradução e notas de Humberto Rohden, fundação Alvorada

02/02/2013

❤ A Lei do Poder ❤

“O verdadeiro poder vai muito para além da força física. Fazendo uso da força do Universo, os super-heróis estão conectados ao momento presente e ligados à fonte da qual emerge toda a experiência, todo o conhecimento e toda a existência. A Lei do Poder permite aos super-heróis serem imunes à crítica, não se sentirem inferiores a ninguém, não terem medo e serem capazes de transmitir força aos outros através dos seus pensamentos e acções.”

Deepak Chopra, in “As sete leis espirituais dos super-heróis”

30/01/2013

❤ consciência é Luz ❤

“Até que você possa tornar consciente o seu próprio inconsciente, ele sempre irá dirigir a sua vida, e você sempre chamará a isso de destino.”

Carl G. Jung

28/01/2013

❤ música ❤

“Sem música, a vida seria um erro.”

Friedrich Nietzsche

24/01/2013

❤ ser mais inteiro é o contrário de ser egocêntrico :) e sim, tornemo-nos mais inteiros ❤

“No coração da sombra existe a luz. E no coração da luz existe a sombra. A experiência do ser é a experiência do círculo que mantém os dois juntos. …O momento de repouso que fazemos é semelhante à nossa respiração. O inspirar e o expirar é uma não-dualidade. Se só inspiramos, sufocamos, se só expiramos, morremos. O sopro contém a inspiração e a expiração e o que é verdadeiro na nossa vida fisiológica é também verdadeiro na nossa vida mental. Tornar-se adulto é passar da idade dos contrários para a idade do complementar, para um outro modo de olhar as coisas. Se alguém diz algo contrário ao que penso e sou capaz de entender esse contrário como complementar, vou crescer em consciência e em compreensão. Se em vez de rejeitar ou negar alguns elementos de minha vida obscura, sou capaz de acolhê-los, tornar-me-ei mais inteiro.”

Jean Yves Leloup in “Além da Luz e da Sombra”

17/01/2013

❤ somos o que fazemos, pensamos e sentimos ❤

“Aquilo que você faz, é naquilo que você se torna. Cada acção que desempenha fica gravada em si, na alma. São estas impressões que moldam o seu carácter e o seu destino. Ao entender este princípio, passará a dar o seu melhor em tudo o que faz.”

Pensamento do dia da Brahma Kumaris

12/01/2013

❤ ouvir a natureza ❤

“Aquela senhora tem um piano, que é agradável mas não é o correr dos rios, nem o murmúrio que as árvores fazem… Para que é preciso um piano? O melhor é ter ouvidos e amar a Natureza.”

poemas(XI) de Alberto Caeiro

07/01/2013

❤ deixar fluir ❤

“Quando lanço a rede para apanhar as melhores coisas da vida, estas escapam-me, não sei para onde… Quando a lanço em busca da virtude que reside em mim mesmo, são as coisas boas da vida que batem à minha porta.”

R. Tagore

02/01/2013

❤ BOM ANO ❤

“A verdadeira e legítima Esperança é feita da substância da certeza. Saibamos manter-nos na senda da LUZ para que a LUZ DESÇA SOBRE A TERRA! Desejo a todos um Excelente 2013!”

Paula Soveral

22/12/2012

❤ BOM NATAL ❤

“Queridos Amigos desta senda evolutiva:

Gosto mesmo de passar o Natal e sobretudo o fim do ano (gregoriano) em silêncio e meditação. Tempos excelentes para não consumirmos excessos e alimentarmos o nosso fogo interior. Cada vez mais esta necessidade se apresenta como uma urgência nos tempos conturbados que vivemos, pois só assim podemos sair da roda frenética do caos e (re)encontrar o nosso centro. Desejo-vos um tempo de verdadeira reflexão e um bom encontro=natal=nascimento com o vosso Cristo Interno!

Que o Menino Jesus (re)nasça em todos os Corações e que a Luz desça sobre a Terra!

Desejando que tenham passado um bom Solstício, dou-vos um forte e Afectuoso Abraço.”

Paula Soveral

18/12/2012

❤ uma cabeça cheia de medos não tem espaço para os sonhos ❤

“Se quiseres tornar os teus sonhos realidade, a primeira coisa a fazer é acordares.”

J. M. Power

14/12/2012

❤ amar sem propósito ❤

“Qual é o propósito da maioria dos humanos? Apropriar-se. Por toda a parte onde vão, eles procuram o que há para se apropriarem. Eles estudam, trabalham, casam-se e têm encontros para se apropriarem de alguma coisa; o seu pensamento está sempre orientado nessa direcção. É por isso que nada de luminoso, de caloroso, de vivo, emana deles: porque estão habituados a apropriar-se. Mesmo no amor, quando o homem e a mulher se procuram, cada um, na maior parte das situações, só pensa em apropriar-se: o homem quer absorver a vida da mulher e a mulher quer absorver a vida do homem. E quando já não há nada para se apropriarem, eles separam-se. Direis vós: «Mas, quando eles se unem, dão qualquer coisa um ao outro!» Sim, mas é para melhor se apropriarem: cada um só pensa em obter alguma coisa do outro, sacar do outro avidamente, egoisticamente, sem escrúpulos. Pois bem, o amor não é isso. O amor é oferecer alguma coisa à alma e ao coração do outro, um impulso, uma vida, uma inspiração, a fim de que esse ser se desenvolva interiormente e avance na luz e na alegria.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

10/12/2012

❤ o impossível não existe ❤

“A diferença entre o impossível e o possível está na determinação de uma pessoa.”

Tommy Lasorda

08/12/2012

❤ rir e brincar ❤

“Deus não criou o homem com rugas na testa nem com vincos no canto da boca. Ele não quer que as suas criaturas estejam sob tensão permanente e inútil.”

”Graça sobre Graça, Neylor J. Tonin, ed. Paulus

01/12/2012

❤ árvores ❤

“Um renque de árvores lá longe, lá para a encosta. Mas o que é um renque de árvores? Há árvores apenas. Renque e o plural árvores não são coisas, são nomes. Tristes das almas humanas, que põem tudo em ordem, que traçam linhas de coisa a coisa, que põem letreiros com nomes nas árvores absolutamente reais, e desenham paralelos de latitude e longitude sobre a própria terra inocente e mais verde e florida do que isso!”

Alberto Caeiro, poema XLV

28/11/2012

❤ aprender com cada situação ❤

“Nenhuma situação é sem lição, absolutamente nenhuma situação. Todas as situações estão repletas, mas devemos ser nós a descobrir; pode não estar disponível na superfície. Devemos ficar alerta, devemos observar todos os aspectos da situação.”

Osho

25/11/2012

❤ duvidar ❤

“Ter a dúvida é saber exactamente o que estou a dizer.”

Almada Negreiros

19/11/2012

❤ salvar a humanidade ❤

“Quando eu nasci as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas. Só faltava uma coisa: salvar a humanidade.”

Almada Negreiros

16/11/2012

❤ individual x colectivo ❤

“Belo não é o gosto pessoal. É todos os gostos pessoais.”

Almada Negreiros

11/11/2012

❤ Perfeito e exacto ❤

“A perfeição contém e corrige a exactidão”

Almada Negreiros

23/10/2012

❤ Pintar ❤

“Pintar é falar consigo mesmo para que alguém nos entenda”

Almada Negreiros

08/10/2012

❤ Amor & Bençãos ❤

“Se podemos amar, podemos abençoar. Todas as bençãos procedem de uma fonte de amor, seja do coração humano ou do coração da criação.”

David Spangler, Blessing, The Art and Practice

08/10/2012

❤ Para ti Sameer e Simão ❤

“O Amor não cansa, nem se cansa.”

São João da Cruz

02/10/2012

❤ que o alimento seja a tua medicina ❤

“Quando a alimentação está errada, a medicina não é útil, quando a alimentação está correcta, a medicina não é necessária.”

Antigo Provérbio Ayurvédico

28/09/2012

❤ Dia de S. Miguel, dia de saltar a fogueira e nos purificarmos ❤

“Oração a São Miguel Arcanjo: São Miguel Arcanjo, guardião da luz e da fé, protetor de todos os seres humanos, eu vos chamo e vos invoco para que me defendeis de toda a negatividade, de toda a desarmonia, auxiliando-me em meu caminho na direção da Luz e do bem. Amado São Miguel Arcanjo, conduz o meu querer, a minha vontade e os meus desejos, para que eu tenha a luz divina governando eternamente o meu ser…”

Ommmmmmmm

26/09/2012

❤ Amor e Gratidão ❤

“enquanto não amares um animal, uma parte da tua alma permanecerá adormecida.

Anatole France

22/09/2012

EQUINÓCIO de Outono

O Silêncio interior: Aprende a entrar em contacto com o silêncio dentro de ti e aprende que tudo tem um propósito. Não há erros, não há coincidências, todos os acontecimentos são bençãos que nos são dadas para nossa aprendizagem.

Elizabeth Kubler-Ross

17/09/2012

Um dia pela Paz / Peace one day 21 de Setembro

PEACE ONE DAY: Fundada em 1999, a organização sem fins lucrativos ‘Peace One Day’ tem-se destacado pela dinamização de actividades em zonas de conflito bem como celebrações pela paz em todo o mundo. Foi o seu fundador, Jeremy Gilley, o impulsionador da iniciativa que levou à aprovação por unanimidade dos Estados membros da ONU de um dia anual de cessar-fogo global e não-violência a 21 de Setembro, já desde 1981 o Dia Internacional da Paz. Consagrada esta data, e dinamizada com a actividades pacificadoras o objetivo do ‘Peace One Day’ é dinamizá-la crescentemente mundialmente. Entre as várias acções de não violência em zonas de conflito, em 2007, por exemplo, Jeremy Gilley e o Embaixador do ‘Dia da Paz’ Jude Law foram ao Afeganistão dinamizar actividades humanitárias, resultando a aceitação do Dia da Paz pelas partes em conflito, o que permitiu a vacinação anti-pólio de 4,5 milhões de crianças, em áreas até então inacessíveis. O departamento das Nações Unidas que monitoriza os incidentes de violência registou uma redução de 70% no Dia da Paz de 2008 no Afeganistão. Devido a este sucesso, Jeremy lançou a Campanha ‘Global Truce 2012’, que hoje acontece em todo o mundo e que congrega milhares de ONGs, escolas e grupos. Espera-se que aconteça a maior redução global da violência num só dia e, simultâneamente, o maior encontro de sempre de pessoas em nome da Paz. Para saber mais sobre Peace One Day, por favor, visite o site www.peaceoneday.org

“Em LISBOA, 6ªf dia 21 setembro, pelas 17h00, no MARTIM MONIZ. Programa:”

17hrs Flashmob de Yoga e respiração pela Paz / 18hrs Meditação e Oração Global Silênciosa (www.bethepeace.com) / 18:30-18:31 Minuto de Silêncio pela Paz / 19hrs Pôr-do-sol c/música / 21hrs DJs pela Paz / Outras actividades: Dança, Ecologia Urbana, Transmissão ao vivo de Londres do concerto com ELTHON JOHN, JAMES MORRISON, 2 CELLOS, apresentado por JUDE LAW, LILY COLE e fundador da PEACE ONE DAY, JEREMY GILLEY.

14/09/2012

ciência e espiritualidade

“Para um grande número de pessoas, e em particular para os intelectuais, a única verdade é a verdade científica. Na realidade, mais importante do que a verdade científica é a verdade da vida. E a verdade da vida consiste em aprender a situar todas as existências no edifício cósmico para ver como elas vibram em harmonia e participam na vida do Todo. Portanto, não basta observar e estudar com precisão todos os elementos da natureza, é preciso ir mais longe e ver as ligações que existem entre eles, para se compreender como circula de um para outro esse algo que eles não possuem separadamente: a vida. O verdadeiro saber encontra-se na vida. Separai os elementos e a vida já não estará lá. Saber que um mineral ou um vegetal tem uma determinada propriedade, um determinado odor, um determinado sabor, uma determinada cor, não é o essencial, pois, enquanto os considerardes isoladamente, separai-los da vida. Ligai-os a todos os outros elementos da terra e do céu, a vida manifestar-se-á e vós tereis o verdadeiro saber.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

09/09/2012

“A experiência cósmica religiosa é a mais forte e a mais nobre fonte de pesquisa científica. Minha religião consiste em admiração humilde do Espírito Superior e ilimitado – que se revela nos menores detalhes, e no incompreensível Universo.”

Albert Einstein

30/08/2012

❤ os métodos espirituais mais simples são os mais eficazes ❤

“Há imensos problemas que podem ser resolvidos graças a métodos muito simples! E esses métodos muito simples são, geralmente, os que os sábios ensinam. Mas quem é que os toma a sério? Eles são mesmo muito simples e os humanos só acreditam em soluções complicadas. Se, para os libertar dos seus tormentos, um sábio, um Iniciado, lhes disser: «Fechai os olhos… acalmai-vos… respirai… enviai o vosso amor a toda a humanidade, a toda a natureza, harmonizai-vos com o universo…», eles não lhe darão ouvidos. Em vez de porem estes métodos em prática para verificarem a sua veracidade, eles irão procurar supostos magos para que estes lhes ensinem fórmulas cabalísticas, lhes preparem talismãs ou lhes revelem alguns segredos herdados dos Tibetanos ou dos Aztecas. Mas pode suceder que esses talismãs e esses segredos não tenham qualquer eficácia ou até sejam nocivos. Para se obter grandes resultados e adquirir grandes riquezas espirituais é preciso ter consideração por métodos e regras aparentemente insignificantes. Sim, aparentemente insignificantes, mas, na realidade, os mais eficazes, porque estão baseados num conhecimento exato do ser humano.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

02/08/2012

❤ isto é o que faço: recolher, meditar para restabelecer o equilíbrio, para me centrar… e dá sempre resultado! A Meditação é a melhor ferramenta de Cura, sobretudo para as emoções doentias ❤

“Fazei esta experiência: durante pelo menos uma semana, procurai, em todas as ocasiões, comportar-vos com autodomínio, sabedoria, bondade, generosidade. Após esses poucos dias, sentireis que adquiristes a capacidade para enfrentar a existência em melhores condições. Quando conseguis melhorar o vosso comportamento, sois habitados por uma força nova que protege e sustenta o vosso sistema nervoso; sois mais capazes de assumir as vossas responsabilidades e de enfrentar as diferentes situações que se vos apresentam. Sentis que, interiormente, se está a construir e a consolidar uma estrutura, que ela vos mantém com mais firmeza, vos dá a possibilidade de resistir às provações e aos obstáculos. Então, mesmo que vos aconteça ficar perturbados, fatigados, desanimados, isso não durará: após uma oração, um momento de recolhimento, muito rapidamente essa força se põe novamente a trabalhar em vós para restabelecer tudo.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

31/07/2012

❤ o que nos rodeia ❤

“O universo psíquico do ser humano está povoado por criaturas invisíveis. As suas sensações de bem-estar e de alegria, assim como os seus sofrimentos e os seus desgostos, são-lhe trazidos por entidades que os seus pensamentos, os seus sentimentos, os seus desejos ou as suas atividades atraíram. Se aqueles que sofrem de inquietações e angústias fossem clarividentes, veriam seres com carantonhas que vêm picá-los, mordê-los, arranhá-los e atormentá-los de todas as formas. A tradição esotérica chama a esses seres “indesejáveis”; eles aproximam-se dos humanos, pensando: «Ah, esta fulana, aquele fulano, interessam-nos! Vamos tornar a vida deles uma miséria! Será divertido ver como eles gritam e gesticulam.» Sim, é isto que se passa quando vós estais tristes e vos sentis atormentados. E quando sentis uma grande alegria, também se fôsseis clarividentes, veríeis uma multidão de criaturas aladas acorrer junto de vós, carregadas de presentes de luz… E elas cantam e dançam, deixando à sua passagem rastos de cores cintilantes e os perfumes mais deliciosos.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

29/07/2012

❤ saber esperar ❤

“Imaginai que pusestes na terra sementes de uma planta que vós sabeis que dá flores magníficas, mas ignorais que ela só floresce de cem em cem anos. Plantas assim são raras, mas existem. Então, vós esperais com inquietação e começais a ficar perturbados… A vossa impaciência só prova que não conheceis a natureza dessa planta que dá flores tão belas. E há outras sementes que dão flores ao fim de apenas algumas semanas; evidentemente, isso agrada-vos mais, mas essas flores também são mais comuns… Qualquer atividade em que vos envolveis é como uma semente que colocais na terra. Se obtendes rapidamente resultados, ficais satisfeitos; mas questionai-vos, de vez em quando, sobre se essas sementes que se desenvolvem tão rapidamente são as melhores. Muitas vezes, é precisamente o contrário.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

26/07/2012

❤ Verdade ❤

“Com a verdade da minha vida me posso condecorar ou me condenar; sinal de que a vivo bem vivo.”

Espólio

20/07/2012

❤ trocas sinceras ❤

“Aquele que sabe olhar pelos seus irmãos humanos e suportar as suas fraquezas, as suas lacunas, as dificuldades que eles lhes criam, atrai a benquerença e o apoio das entidades celestes. Então, nunca imiteis as pessoas que recusam ligar-se aos outros com a desculpa de que eles são inferiores. Essas pessoas são ignorantes não sabem que, desse modo, transgredirão a lei da troca e que, em consequência, o mundo divino recusar-se-á a fazer trocas com elas. Cabe a cada um descobrir como deve estabelecer verdadeiros contactos com os outros. Que o homem de ciência dê os seus conhecimentos, que o sábio dê a sua luz, e que aqueles que recebem essa luz e esses conhecimentos se regozijem por terem ficado mais esclarecidos! Que o forte se sinta feliz apoiando o fraco e o rico ajudando o pobre, e que o fraco e o pobre se mostrem reconhecidos por terem sido socorridos! Todos aqueles que, seja em que domínio for, recusam fazer circular as suas riquezas não passam de águas estagnadas, de pântanos: eles jamais descobrirão o sentido da vida, pois ignoram a poderosa lei da troca. São as trocas sinceras, fraternas, que proporcionam a verdadeira felicidade.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

18/07/2012

❤ as crises são necessárias ❤

“Às vezes, é preciso que rebente o coração do mundo para alcançar uma vida mais elevada.”

Hegel (filósofo alemão)

16/07/2012

❤ trabalho interior & cura ❤

“Vós sois todos capazes de vos entusiasmar quando descobris uma verdade espiritual e sois sinceros quando dizeis que, daí em diante, quereis viver em harmonia com ela. Mas esse entusiasmo depressa desaparece. Porquê? Porque os habitantes dos milhões e milhões de células que constituem o vosso organismo não estão todos convencidos. A luz que acabais de receber e a boa decisão que em seguida tomastes só conseguiram influenciar alguns deles. Os outros fazem orelhas moucas e recusam-se a ser perturbados nos seus hábitos. Eles resistem e, como são mais numerosos, ganham a partida. O que é difícil é convencer toda essa população interior, mas esse é, também, o nosso trabalho: tentar penetrar suficientemente em nós mesmos e estabelecer relações com as células de todos os nossos órgãos para que elas se tornem mais recetivas e aceitem dar-nos o seu suporte no caminho da luz.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

09/07/2012

❤ há quem oiça, há quem escute e há quem escute com o Coração ❤

“A arte de de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância.”

Dalai Lama

02/07/2012

❤ o mistério do número 1 e do número 2 ❤

“Em aritmética, o 2 é a soma de 1 + 1. Mas, para a ciência iniciática, o 2 é o 1 que, para criar, se polarizou em positivo e negativo. Mas os termos “positivo” e “negativo” não têm aqui qualquer significado moral (positivo o que é bom e negativo o que é mau); é preciso interpretá-los tendo em conta que estes termos também pertencem ao vocabulário da física. Uma tomada elétrica, por exemplo, está polarizada em positivo e negativo. Quando se transpõe estes termos do plano físico para o plano psíquico, aplica-se o caráter positivo, emissivo, ao princípio masculino, e o caráter negativo, recetivo, ao princípio feminino. Quer na Criação, quer nas criaturas, todos os aspetos da vida são governados pelo número 2. Mas só se pode compreender o 2 tendo presente o 1. Existe uma realidade única, mas o 1 polariza-se e tudo o resto decorre dessa polarização. O essencial, para nós, é compreender a natureza desses dois polos e como eles trabalham em conjunto. Se as suas relações forem harmoniosas, pode-se dizer que há realmente polarização: passa-se algo de análogo aos sinais de amizade que as pessoas enviam umas às outras de perto ou de longe.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

27/06/2012

❤ a Dança ❤

“Eu louvo a dança, pois ela liberta as pessoas do peso das coisas, unindo os dispersos em comunidade. Eu louvo a dança que requer muito empenho, que fortalece a saúde, o espírito iluminado e transmite uma alma alada. Dançar é mudar de espaço, e de tempo, é fugir do perigo contínuo de se dissolver e de se tornar somente cérebro, vontade ou sentimentos. A dança requer o homem liberto, a ondular no equilíbrio das coisas. Por isso, eu louvo a dança. A dança exige o homem todo, ancorado no seu centro, para que não se torne, pelos desejos desregrados, prisioneiro de pessoas e coisas e arrancando-o da “demonia” de viver trancado em si mesmo. Ó homem, aprende a dançar! Caso contrário, os anjos do céu não saberão o que fazer contigo.”

Santo Agostinho (354-430)

20/06/2012

❤ solstício de Verão ❤

❤ “ONTEM O PREGADOR” ❤

“Ontem o pregador de verdades dele

Falou outra vez comigo.

Falou do sofrimento das classes que trabalham

(Não do das pessoas que sofrem, que é afinal quem sofre).

Falou da injustiça de uns terem dinheiro,

E de outros terem fome, que não sei se é fome de comer.

Ou se é só fome da sobremesa alheia.

Falou de tudo quanto pudesse faze-lo zangar-se.

Que feliz deve ser quem pode pensar na infelicidade dos outros!

Que estúpido se não sabe que a infelicidade dos outros é deles,

E não se cura de fora,

Porque sofrer não é ter falta de tinta

Ou o caixote não ter aros de ferro!

Haver injustiça é como haver morte.

Eu nunca daria um passo para alterar

Aquilo a que chamam a injustiça do mundo.

Mil passos que desse para isso

Eram só mil passos.

Aceito a injustiça como aceito uma pedra não ser redonda,

E um sobreiro não ter nascido pinheiro ou carvalho.

Cortei a laranja em duas, e as duas partes não podiam ficar iguais

Para qual fui injusto – eu, que as vou comer a ambas?

Tu, místico, vês uma significação em todas as cousas.

Para ti tudo tem um sentido velado.

Há uma cousa oculta em cada cousa que vês.

O que vês, vê-lo sempre para veres outra cousa.

Para mim, graças a ter olhos só para ver,

Eu vejo ausência de significação em todas as cousas;

Vejo-o e amo-me, porque ser uma cousa é não significar nada.

Ser uma cousa é não ser susceptível de interpretação..”

Alberto Caeiro, Poemas Inconjuntos

17/06/2012

❤ silêncio ❤

“Há tanta suavidade em nada dizer e tudo se entender.”

Fernando Pessoa

14/06/2012

❤ oração ❤

“Oração não é pedir. É um anseio da alma. É uma admissão diária das próprias fraquezas. É melhor na oração ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração.”

Gandhi

05+06/06/2012

❤ Conjunção Vénus + Sol ❤

“dias 5 e 6 de Junho 2012 dá-se um fenómeno muito interessante: o planeta Vénus fará uma Conjunção exacta planetária com o Sol. Na linguagem esotérica, o Amor (Vénus) fará conjunção com o Sol (Vida/Criação); será um bom momento para todos meditarmos sobre a importância do amor na nossa vida, não no amor carnal, ou apenas no amor a dois ou familiar, mas sim no Amor Universal que devemos sentir por todos os seres vivos do planeta. De lembrar que uma rocha também é um ser vivo. Serão dois dias muito importantes para meditar! E sobretudo para se aquietarem corações, dando valor ao que realmente importa. Este fenómeno só voltará a manifestar-se em 2125. Deveremos ser gratos por estarmos na Terra num momento único e tão especial como este, de algum modo o merecemos. Nesta fase de Vénus – Sol é muito importante descobrir o Deus que habita em nós. Pois só assim conseguiremos ter fé em nós próprios. O amor ao próximo precisa partir do nosso amor próprio. Precisamos primeiramente nos amar e perdoar. Com fé, generosidade e amor por nós e pelo próximo seguiremos seguros o nosso caminho, cumprindo melhor a nossa missão. A todos foi destinado um lugar na criação. Todos temos uma existência fundamental à vida! Ninguém nos substitui, pois somos únicos aos olhos de Deus. Se assim não fosse, porque o universo se daria ao trabalho de nos criar a todos com aspecto diferente? A nossa presença é vital à Terra e a todo o Universo! Nem imaginamos até onde a nossa energia ecoa.

Que o Amor Divino preencha todos os nossos corações.”

Lygia Perrolas

01/06/2012

❤ a morte como uma benfeitora ❤

“Ainda que não se fique alegre com a ideia de morrer ou de ver morrer os seres que se ama, é preciso aprender a considerar a morte como uma benfeitora: ela permite aos seres libertarem-se para irem viver mais longe, em regiões mais elevadas. Os Iniciados, que conhecem os planos da Inteligência Cósmica, aceitam a realidade dos dois princípios de vida e de morte, e esforçam-se por trabalhar com o princípio de vida, que purifica, embeleza, ilumina. O princípio de vida é sobretudo de ordem mental e espiritual, e quem se esforça por alimentá-lo com pensamentos justos e sentimentos generosos pode retardar a ação do princípio de morte. Evidentemente, mesmo fazendo este trabalho não podemos escapar à velhice e à morte, não há que ter ilusões nesse sentido. Mas, se aprendermos a dar preponderância ao espírito, será ele a manter a atividade em nós e a dar-nos a leveza e a alegria. O segredo da vida e da verdadeira juventude consiste em nunca se deter na sua marcha para o cume das montanhas espirituais.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

27/05/2012

❤ a energia do Espírito Santo :)

“No domingo de Pentecostes, os cristãos celebram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos na forma de línguas de fogo. Na realidade, esta descida do Espírito Santo é um acontecimento simbólico que encontramos, de diferentes formas, em todas as religiões. Como se diz que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, pode-se pensar que ele é uma entidade exterior ao homem. Mas não é, o Espírito Santo é o seu Eu superior, ou seja, o símbolo de tudo o que nele é luminoso, poderoso, divino. Dizer que o homem recebe o Espírito Santo significa que o seu próprio espírito toma posse dele, o seu próprio espírito que é o seu Eu superior. O Eu superior faz parte do homem, mas não pode descer nele para se manifestar enquanto o homem não tiver desimpedido o caminho das impurezas que o obstruem. No dia em que ele se purificar verdadeiramente, em que ele atingir a verdadeira santificação, o Espírito Santo, o seu Eu superior, poderoso, luminoso, brilhante, descerá nele para realizar maravilhas.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

25/05/2012

❤ Vida e Morte são as duas faces da mesma moeda ❤

” Humanamente a morte é a grande vilã, a grande inimiga da vida, pois coloca em cheque e frustra todos os sonhos de quem parte e deixa uma inconsolável saudade em quem fica.”

in “Graça sobre Graça, Neylor J. Tonin

20/05/2012

❤ Amar é sentir Gratidão por tudo quanto existe :)

” Amor a cada dia que nos surge, só amando o teremos merecido, recusando morrer a cada dia, que sempre o maior bem é ter nascido. Muito acima da razão, o mundo coeso e vário, só amor descobre o uno, no par que em si é contrário.”

Agostinho da Silva, Quadra, in “Citações e Pensamentos de Agostinho da Silva”, casa das letras

14/05/2012

❤ Amar é cuidar bem do outro :)

” Amar é cuidar bem do outro, é ser bom pastor dos seus sentimentos e necessidades. É ir ao encontro das suas carências e carregá-lo no colo do afecto, quando os seus medos o impedem de atravessar os vales-das-sombras, quando as frustrações o assaltam, ou ainda as suas covardias fazem dele um desertor. Cuidar do outro, então, é saber usar, como um bom pastor, o cajado contra os lobos que o cercam e, ao mesmo tempo, nas costas dele mesmo, para evitar ser atacado em tempos de fraqueza. No fundo, amar é cuidar que o outro não se perca por causa dos lobos, nem se deixe ingenuamente perder por causa da própria frouxidão e irritação. O amor verdadeiro é graça, é só graça, é uma flor desabrochada de esplendor sem igual. Nele não há quaisquer sintomas de doença. Ciúmes, desconfianças, controlos e implicâncias, jogos baixos e grosserias aparentemente engraçadas, à custa da pessoa amada, são venenos que corroem as raízes do amor. Não passam de manifestações de carência e obsessão de posse.”

in “Graça sobre Graça”, Neylor J. Tonin

10/05/2012

❤ O Sol :)

“Vós sentis-vos fracos, sem desejar o que quer que seja… Não fiqueis sem fazer nada. Pensai que, a qualquer altura, podeis ir captar energias no reservatório cósmico. Mas, evidentemente, o momento mais favorável é a manhã, ao nascer do Sol. Quando estais a olhar para o Sol, concentrai-vos em todas as células do vosso corpo até elas vibrarem em uníssono com o espírito solar. Pouco a pouco, sentireis que nessas condições vos será dada a energia mas também o verdadeiro saber, um saber que vos manterá sempre vivos. Quando tiverdes começado a transmitir esta vibração poderosa às vossas células, não vos deixeis mais ir atrás da estagnação, esforçai-vos por manter o movimento.”

05/05/2012

❤ Gratidão é o sentimento que nos leva à cura interior ❤

“WESAK – LUA CHEIA DE TOURO (6 MAIO 2012; o efeito da Lua Cheia faz-se sentir 3 dias antes e 3 dias depois do dia em que a Lua atinge o seu auge, por isso recomenda-se reflectir e meditar nestas ideias durante este período) “A festa do WESAK é um acontecimento espiritual considerável, a respeito do qual nós queremos lembrar aqui certas implicações fundamentais, a fim de ajudar aqueles que procuram colaborar, com conhecimento de causa, com a intenção hierárquica. Antes de iniciar o nosso trabalho, liguemo-nos mentalmente ao Ashram Universal e a todos os que pelo mundo têm o olhar voltado para aqueles Altos Lugares onde sopra o Espírito. Em todas as suas mensagens, o Tibetano sempre se referiu à Festa do WESAK como a placa giratória energética do ciclo anual, como um momento decisivo em que as forças e energias do nosso esquema planetário se reúnem para um esforço renovado a favor da evolução da consciência humana. Festa maior do Oriente, que se universaliza cada vez mais, a festa do WESAK é a Festa do Buda – o Senhor da iluminação e do amor-sabedoria. É sobretudo definitivamente a festa da Luz. O Buda demonstra a potencialidade de exprimir o espírito por meio da inteligência na forma e de assim iluminar a matéria. O Buda é chamado “Aquele que está desperto”. A raiz “buddhi” vem do sânscrito e significa “o princípio de sabedoria”. Numa importante mensagem, que o Mestre D.K. dirigiu a um grupo de discípulos, Ele pediu-lhes que se preparassem para a Festa do WESAK nestes termos: “…. Peço-vos um mês de silêncio interior, de pensamento introspectivo, de domínio de vós próprios…” Peço-vos que se concentrem na necessidade que o mundo tem de paz, de compreensão mútua, de iluminação e que esqueçam aquilo de que vocês próprios têm necessidade do ponto de vista mental, emocional e físico… Durante os cinco dias de meditação, peço-vos um jejum mais completo, um silêncio mais profundo, a concentração interior, a pureza de pensamento e um espírito activo de bondade amorosa, que fará de vós um canal puro” (Exteriorização da Hierarquia, de Alice A. Bailey, ed. Lucis, p. 25). Um canal puro. Eis o que WESAK procura criar. Um canal que possa permitir um alinhamento muito mais estreito e duradouro entre os três centros maiores do nosso esquema planetário: Shamballa – Hierarquia – Humanidade. Isto é possível se os homens e mulheres de boa vontade, assim como o Novo Grupo de Servidores do Mundo, se mostrarem à altura da ocasião que se oferece. Ocasião excepcional, em verdade, porque ela é o momento em que o Senhor do Mundo, Sanat Kumara, concentra a Sua atenção, por um momento, no “Centro a que nós chamamos a Raça dos Homens”, tendo em vista o próximo passo que este deve realizar em conformidade com o Desígnio que os Mestres conhecem e servem. Segue adiante o texto sintético de preparação e para reflexão. Hoje, tomemos das ‘Fontes de Inspiração’ para nossa vivência profunda o pensamento-semente deste dia 13: Com amor acende a luz da beleza. E com acção manifesta ao mundo a salvação do espírito. Folhas do Jardim de Morya, I vol. – O Apelo, Série Agni Yoga, §354 Enviando a todos muita Luz, despedimo-nos fraternalmente, GEM LUA CHEIA DE TOURO Taurus, o Touro (21 de Abril – 20 de Maio) Elemento: TERRA – O trabalho transmutador de Touro deve ser realizado nos planos da Terra. O símbolo deste signo (_) é conhecido tanto como o Touro de Desejo como a Expressão Divina Iluminada. As suas qualidades fundamentais são expressas como desejo – aspiração – vontade, e o seu caminho pode ser descrito como: Desejo – levando à aspiração; Cegueira – levando à visão; Treva – levando à luz; Morte – levando à libertação. Diz-se que Touro guarda o segredo da luz – a luz da aspiração, do conhecimento. Isto dá a chave para estes quatro processos e também para o seu propósito de iluminação. Resistência, constância, tenacidade e força são as qualidades fundamentais de Touro, as quais auxiliam o seu impulso para alcançar o seu objectivo. Os seus regentes planetários dão maior percepção consciente dos métodos Taurinos: Regente Esotérico: VULCANO, um planeta de I Raio, que tem uma ligação especial com o Reino mineral, acentua o elemento terra em Touro. Diz-se que Touro pode ou “Forjar as cadeias que prendem, ou criar a chave que desvela os mistérios da vida.” Vulcano é o Serralheiro Divino, trans formando o mundo mineral (terra) através do fogo da mente. Regente Exotérico: VÉNUS. Traz as qualidades da mente pois, ao contrário da ideia popular que liga Vénus com amor, prazer e beleza, Vénus é esotericamente um planeta transportando a energia da Mente e o V Raio do Conhecimento. A luz da Mente, iluminação, é portanto uma das influências preponderantes deste signo. Tarefas, objectivos e oportunidades O domínio do desejo e a consecução do desapego. O desejo tem uma função primária na evolução do homem, levando-o a colocar em acção todas as suas energias e desenvolvendo as suas faculdades. Mas também fá-lo apegar-se às pessoas e às coisas e “prende-o à vida com mil laços kármicos”. Diz-se que o desejo “envolve o homem em sete mil véus de maya (ilusão)” e somente o sofrimento, a saturação e a repulsão lhe darão gradualmente o desapego e por fim a libertação. Transmutação e sublimação. São alcançadas pelo desejo de dominar o desejo; deste modo, o desejo horizontal pelas coisas terrenas e os prazeres dos sentidos é transformado em desejo vertical – aspi ração – e é transmutado espiritualmente. Em Touro, é dada a oportunidade de reformar o desejo inferior em amor e a vontade egoísta em vontade de servir. A sensibilidade estética (uma caracte rística dos sujeitos Taurinos) abre o caminho à percepção intuitiva. Diz-se que “O vermelho da ambição e da cólera deve ser transformado em luz dourada da iluminação”. A sensibilidade, o impulso e as qualidades da mente de Touro fazem dele um bom período para realizações práticas e para a busca da Luz da Mente, o “olho da Luz” que, tal como diz o Evange lho, “torna o corpo cheio de luz”. Atenção aos obstáculos: A tendência para persistir até à obstinação, para ser dedicado até ao fanatismo e para ser ultra-conservador nas ideias e nos métodos. Oposto polar: Escorpião, o signo de prova, da experiência e do triunfo. Mensagem da Alma: “Eu vejo e quando o Olho está aberto tudo é luz”. Excertos do livro “Meditation and the Rhythm of the Year” (Sundial House Group).”

GEM – Grupo de Estudos Maitreya

02/05/2012

❤ Gratidão é o sentimento que nos leva à cura interior ❤

“Mergulhar no mar da Vida, apesar dos seus incontáveis riscos, pode não ser fácil, mas é uma graça, uma grande e sedutora graça.”

“Graça sobre Graça”, de Neylor J. Tonin

26/04/2012

❤abril é o mês próspero do Amor, dos sorrisos e da Gratidão❤

“O principal poder curativo para o ciúme ou para a inveja é sempre o amor. Se amas verdadeiramente alguém, não podes ter ciúmes. O amor dá liberdade. O amor não possui nem obceca. O amor compreende. Com amor podes fazer uma pessoa compreender e voltar-se para a direcção certa; se te impuseres, empurras a pessoa para a direcção oposta. Se tiveres uma tremenda dose de amor, estás protegido do ciúme porque o amor é a vitamina da tua aura, a radioactividade na tua aura.”

Torkom Saraydarian, in  ‘Sex, Family, and the Woman in Society’

19/04/2012

❤abril é o mês próspero do Amor, dos sorrisos e da Gratidão❤

“O Amor não cansa, nem se cansa.”

São João da Cruz

15/04/2012

❤abril é o mês próspero do Amor, dos sorrisos e da Gratidão❤

“Saber o que comer, de facto, é tão complicado hoje em dia… com o excesso de oferta de produtos ditos alimentares e que pouco ou nada têm de nutritivo e muitas das vezes contendo químicos altamente tóxicos para o nosso organismo! O melhor mesmo é comer uma variedade de alimentos integrais (não refinados nem processados), biológicos se possível. Os produtos locais também são melhores porque mais frescos. Deixem as comidas processadas “em paz” e comam muitos cereais integrais, vegetais e frutas frescas. Actualmente é mais barato comer desta forma do que comprar produtos de origem animal e/ou o chamado “junk fast food”. Sejamos gratos por aquilo que comermos. Comer para viver e viver para servir. Divirta-se!.”

06/04/2012

❤abril é o mês próspero do Amor, dos sorrisos e da Gratidão❤

“Os cristãos estão habituados a só ver na cruz o instrumento do suplício de Jesus. Mas a verdade é que a cruz tem um significado muito mais vasto. A cruz lembra a morte de Jesus, é certo, mas isso é só um aspeto. A crucificação de Jesus foi um momento da História, mas a cruz é, ela própria, o símbolo de uma realidade cósmica e deve ser compreendida de uma forma mais ampla. A linha vertical representa o princípio masculino, a linha horizontal representa o princípio feminino, e estas duas linhas não estão separadas uma da outra, elas cruzam-se e, ao cruzarem-se, unem-se. A cruz simboliza, pois, o trabalho que os dois princípios, masculino e feminino, executam em conjunto no universo. Da cruz saiu um outro símbolo: o hexagrama ou símbolo de Salomão, que é constituído por dois triângulos entrelaçados. Ao passar da linha reta ao triângulo, a cruz enriqueceu-se com novos significados, mas é a mesma ideia, a mesma lei, é sempre o trabalho dos dois princípios.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

01/04/2012

❤abril é o mês próspero do Amor, dos sorrisos e da Gratidão❤

“Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para fogueira.”

Tolstoi

29/03/2012

❤um bom exercício de meditação❤

“O meu Pai trabalha e eu também trabalho com Ele», dizia Jesus. Tal como Jesus, os Iniciados, que têm a consciência desperta, participam diariamente no trabalho de Deus; e vós também podeis participar nesse trabalho. Vós direis: «Mas como é que nós, tão ignorantes, tão fracos, podemos participar no trabalho de Deus?…» Vou ensinar-vos um método. Começai por permanecer durante um tempo imóveis e em silêncio e depois começai a elevar-vos pelo pensamento… Imaginai que deixais pouco a pouco o corpo físico, saindo pela abertura que existe no topo de crânio. Continuai, imaginando que atravessais os vossos corpos causal, búdico e átmico, que vos ligais à Alma Universal, esse princípio cósmico que preenche o espaço, e que então participais no seu trabalho em todos os pontos do universo simultaneamente. Talvez nesse momento vós mesmos não saibais claramente aquilo que fazeis, mas o vosso espírito, esse, sabe.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

20/03/2012

❤agradecer logo ao acordar :)❤

“Quando saís de vossa casa de manhã para assistir ao nascer do Sol, pensai desde logo que estais a ir ao encontro de um ser vivo, como é viva toda a natureza que vos rodeia: as aves, os animais, as árvores, as flores… pois a vida é o universo inteiro povoado também por uma infinidade de criaturas, invisíveis mas reais. Então, dirigi-lhes uma saudação: dizeis-lhes que lhes estais gratos por aquela limpidez da manhã e por todas as existências que estão a despertar. Ficai a saber também que, naquele organismo vivo e consciente que é a natureza e ao qual todos nós pertencemos, há uma multidão de entidades que estão prontas a contribuir para a evolução da humanidade. A terra, a água, o ar, o fogo e as entidades que neles habitam juraram perante o Eterno ajudar todos aqueles que trabalham para se tornar criaturas de paz, de harmonia e de beleza. Então, pedi-lhes que venham participar na vinda do Reino de Deus à terra: um dia, haverá milhões e milhões de seres que se porão em marcha para agir sobre os corações e os cérebros humanos e o Céu reconhecerá em vós um construtor da nova vida, uma fonte, um filho ou uma filha de Deus.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

13/03/2012

❤luz/trevas❤

“Para se compreender como as energias psíquicas circulam e trabalham no homem, é preciso observar como as energias circulam e trabalham na natureza. Observai uma árvore: quanto mais o seu tronco e os seus ramos se elevam, mais profundamente as raízes se enterram no solo. É um sistema de compensação, de … equilíbrio, que se encontra em todos os planos, físico, psíquico e espiritual. Portanto, quanto mais o homem tende a elevar-se na sua consciência, mais ele desce no seu subconsciente. O grande erro daqueles que decidem abraçar a vida espiritual é negligenciarem a realidade do mundo obscuro que transportam consigo. Eles imaginam que basta quererem trabalhar para a luz, quererem ser sábios, justos, desinteressados, para o conseguirem efetivamente. Mas não, infelizmente não. Cada nível de consciência representa correntes, forças, entidades, e o espiritualista deve cuidar de ter em equilíbrio nele esses dois mundos.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

01/03/2012

❤vazio❤

“é pelo vazio que uma casa se torna habitável.”

Tao Té King

19/02/2012

❤aproveitar o que a vida nos dá❤

“Quando um velho monge eremita tem seu dia interrompido por um hóspede não convidado, ele é levado involuntariamente em uma jornada para descobrir o verdadeiro significado de companheirismo.”

13/02/2012

❤ser autónomo…❤

“Do que você precisa acima de tudo, é de não se lembrar do que lhe disse, nunca pense por mim, pense sempre por você (…).”

Agostinho da Silva (13/02/1906 – 03/04/1994)

08/02/2012

❤adversidades…❤

“É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades para fazer o bem a si mesmo e aos outros.”

Dalai Lama

31/01/2012

❤Em seu benefício…❤

“Não se agaste com o ignorante; certamente, não dispõe ele das oportunidades que iluminaram seu caminho. Evite aborrecimento com as pessoas fanatizadas; permanecem no cárcere do exclusivismo e merecem compaixão como qualquer prisioneiro. Não se perturbe com o malcriado; o irmão intratável tem, na maioria das vezes, o fígado estragado e os nervos doentes. Ampare o companheiro … inseguro; talvez não possua o necessário, quando você detém excessos. Não se zangue com o ingrato; provavelmente, é desorientado ou inexperiente. Ajude ao que erra; seus pés pisam o mesmo chão, e, se você tem possibilidades de corrigir, não tem o direito de censurar. Desculpe o desertor; ele é fraco e mais tarde voltará a lição. Auxilie o doente; agradeça ao divino poder o equilíbrio que você está conservando. Esqueça o acusador; ele não conhece o seu caso desde o princípio. Perdoe ao mau; a vida se encarregará dele.”

Chico Xavier

16/01/2012

“O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente.”

Carl Sagan

13/01/2012

AUTO-CONFIANÇA

“Aqui estão algumas afirmações que, se observadas com atenção, poderão ajudar-nos a reconquistar a autoconfiança perdida:

– Somos potencialmente capazes de tomar decisões sem ter que recorrer a intermináveis conselhos;

– Possuímos uma individualidade divina completamente distinta da dos outros;

– Fazemos as coisas porque gostamos, não para agradar às pessoas;

– Encontraremos sempre novos relacionamentos; por isso, não temos medo de ser abandonados;

– Usaremos, constantemente, de nosso bom senso; portanto, as críticas e as desaprovações não nos atingirão com facilidade;

– Tomaremos nossas próprias decisões, respeitando, porém, as dos outros;

– Confiaremos na Luz Maior que há em nós; ela sempre nos guiará pelos melhores caminhos.»

Hammed

06/1/2012

falso amor

“O falso amor é apenas querer alguém, enquanto o verdadeiro é querer que alguém seja feliz.»

Menna van Praag

24/12/2011

na câmara do C❤ração

“Neste momento em que quase tudo o que nos rodeia apela ao medo e ao desespero, os “guerreiros da LUZ” apelam à Esperança, ao Amor, à Confiança e, sobretudo, à Alegria com a Firmeza que apenas encontramos na câmara secreta do nosso Coração. Um BOM NATAL e um 2012 Abençoado!»

Paula Soveral

14/12/2011

“Se alguém não encontra a felicidade em si mesmo, é inútil que a procure noutro lugar.»

La Rochefoucauld

2/12/2011

“O tempo que perdemos a divertir-nos, não é perdido.»

John Lennon

23/11/2011

Evangelho segundo S. Lucas 11,5-13.

Disse-lhes ainda: «Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer’, e se ele lhe responder lá de dentro: ‘Não me incomodes, a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar’. Eu vos digo: embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar.» «Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á. Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!»

Da Bíblia Sagrada

8/11/2011

Sucesso nos negócios

“O sucesso não depende de coisas físicas/materiais. Vem dos reinos subjectivos. A tua motivação tem que ser a correcta, e, se começares dessa forma, verás como serás rico e conseguirás desfrutar dessa riqueza. O princípio espiritual para criar um negócio é ”Como posso eu ajudar as pessoas?”. O negócio é a expressão da tua vontade de ajudar os outros. E ajudando os outros ajudas-te a ti próprio a continuar a ajudar os outros. Como podes colher se não semeares?”

in “Dynamics of Success”, pág. 103, de Torkom Saraydarian

31/10/2011

“Uma simples mudança de atitude pode ajudar-nos a reconhecer o potencial escondido para realizarmos aquilo que desejamos.”

 

22/10/2011

“Se os médicos fracassam na maior parte das doenças, é porque tratam do corpo sem a alma e, se o todo não se encontra em bom estado, é impossível que a parte esteja bem.”

Sócrates (469–399 a.C.) (Platão, 348/347 a.C.)

20/10/2011

“Desejar estar bem é o primeiro passo para estarmos bem.”

Seneca

10/10/2011

A Vida

“Tenho em mim a impressão de que a vida é nobre e bela, forte calma e clara, e de tão extraordinário encanto, de tão ardente energia, que se tivéssemos a consciência plena do que é a vida não a poderíamos suportar. Explodíamos.”

Agostinho da Silva

24/08/2011

“Enquanto houver matadouros, haverá campos de guerra.”

Liev Tolstói

04/08/2011

a capacidade de ultrapassar

” Talvez encontres muitos desafios, mas não deves sentir-te derrotado. Por favor, lembra-te que as tuas dificuldades não te definem. Elas simplesmente fortalecem a tua capacidade para ultrapassar.”

Maya Angelou

30/07/2011

saúde

“Não é sinal de saúde estar bem adaptado a esta sociedade doente.”

Jiddu Krishnamurti

07/07/2011

nós e as estrelas

“Nunca estás sozinho ou desemparado – a força que guia as estrelas guia-te a ti também.”

P. R. Sarkar

01/07/2011

olhar de cima

“Um homem só tem direito a olhar outro de cima para baixo quando vai ajudá-lo a levantar-se.”

Garcia Marquez

26/06/2011

diferença

“Diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, ‘Vá!’ – um líder diz, ‘Vamos!”

E. M. Kelly, Growing Disciples, 1995

21/06/2011

Feliz Solstício de Verão

“Emotions and thoughts can have the same effect upon the body as herbs. Psychological factors have the power to overcome physiological factors in treatment.”

The Yoga of Herbs

11/06/2011

o incontornável está automaticamente contornado

“O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos.”

Lao Tsé

23/05/2011

somos todos o mesmo

“Quando encontramos pessoas de valor, devemos pensar em como podemos ser iguais a elas. Quando, ao contrário, encontramos pessoas sem carácter, devemos voltar-nos para o nosso interior e examinar o que se passa lá dentro.”

Confúcio

16/05/2011

WESAK – LUA CHEIA DE TOURO (17 MAIO 2011; o efeito da Lua Cheia faz-se sentir 3 dias antes e 3 dias depois do dia em que a Lua atinge o seu auge, por isso recomenda-se reflectir e meditar nestas ideias durante este período)

“A festa do WESAK é um acontecimento espiritual considerável, a respeito do qual nós queremos lembrar aqui certas implicações fundamentais, a fim de ajudar aqueles que procuram colaborar, com conhecimento de causa, com a intenção hierárquica. Antes de iniciar o nosso trabalho, liguemo-nos mentalmente ao Ashram Universal e a todos os que pelo mundo têm o olhar voltado para aqueles Altos Lugares onde sopra o Espírito. Em todas as suas mensagens, o Tibetano sempre se referiu à Festa do WESAK como a placa giratória energética do ciclo anual, como um momento decisivo em que as forças e energias do nosso esquema planetário se reúnem para um esforço renovado a favor da evolução da consciência humana. Festa maior do Oriente, que se universaliza cada vez mais, a festa do WESAK é a Festa do Buda – o Senhor da iluminação e do amor-sabedoria. É sobretudo definitivamente a festa da Luz. O Buda demonstra a potencialidade de exprimir o espírito por meio da inteligência na forma e de assim iluminar a matéria. O Buda é chamado “Aquele que está desperto”. A raiz “buddhi” vem do sânscrito e significa “o princípio de sabedoria”. Numa importante mensagem, que o Mestre D.K. dirigiu a um grupo de discípulos, Ele pediu-lhes que se preparassem para a Festa do WESAK nestes termos: “…. Peço-vos um mês de silêncio interior, de pensamento introspectivo, de domínio de vós próprios…” Peço-vos que se concentrem na  necessidade que o mundo tem de paz, de compreensão mútua, de iluminação e que esqueçam aquilo de que vocês próprios têm necessidade do ponto de vista mental, emocional e físico… Durante os cinco dias de meditação, peço-vos um jejum mais completo, um silêncio mais profundo, a concentração interior, a pureza de pensamento e um espírito activo de bondade amorosa, que fará de vós um canal puro” (Exteriorização da Hierarquia, de Alice A. Bailey, ed. Lucis, p. 25). Um canal puro. Eis o que WESAK procura criar. Um canal que possa permitir um alinhamento muito mais estreito e duradouro entre os três centros maiores do nosso esquema planetário: Shamballa – Hierarquia – Humanidade. Isto é possível se os homens e mulheres de boa vontade, assim como o Novo Grupo de Servidores do Mundo, se mostrarem à altura da ocasião que se oferece. Ocasião excepcional, em verdade, porque ela é o momento em que o Senhor do Mundo, Sanat Kumara, concentra a Sua atenção, por um momento, no “Centro a que nós chamamos a Raça dos Homens”, tendo em vista o próximo passo que este deve realizar em conformidade com o Desígnio que os Mestres conhecem e servem. Segue adiante o texto sintético de preparação e para reflexão. Hoje, tomemos das ‘Fontes de Inspiração’ para nossa vivência profunda o pensamento-semente deste dia 13: Com amor acende a luz da beleza. E com acção manifesta ao mundo a salvação do espírito. Folhas do Jardim de Morya, I vol. – O Apelo, Série Agni Yoga, §354                                                                                Enviando a todos muita Luz, despedimo-nos fraternalmente, GEM   LUA CHEIA DE TOURO   Taurus, o Touro (21 de Abril – 20 de Maio)   Elemento: TERRA – O trabalho transmutador de Touro deve ser realizado nos planos da Terra.                     O símbolo deste signo (_) é conhecido tanto como o Touro de Desejo como a Expressão Divina Iluminada. As suas qualidades fundamentais são expressas como desejo – aspiração – vontade, e o seu caminho pode ser descrito como: Desejo – levando à aspiração; Cegueira – levando à visão; Treva – levando à luz; Morte – levando à libertação.   Diz-se que Touro guarda o segredo da luz – a luz da aspiração, do conhecimento. Isto dá a chave para estes quatro processos e também para o seu propósito de iluminação. Resistência, constância, tenacidade e força são as qualidades fundamentais de Touro, as quais auxiliam o seu impulso para alcançar o seu objectivo. Os seus regentes planetários dão maior percepção consciente dos métodos Taurinos:   Regente Esotérico: VULCANO, um planeta de I Raio, que tem uma ligação especial com o Reino mineral, acentua o elemento terra em Touro. Diz-se que Touro pode ou “Forjar as cadeias que prendem, ou criar a chave que desvela os mistérios da vida.” Vulcano é o Serralheiro Divino, trans formando o mundo mineral (terra) através do fogo da mente.   Regente Exotérico: VÉNUS. Traz as qualidades da mente pois, ao contrário da ideia popular que liga Vénus com amor, prazer e beleza, Vénus é esotericamente um planeta transportando a energia da Mente e o V Raio do Conhecimento. A luz da Mente, iluminação, é portanto uma das influências preponderantes deste signo.   Tarefas, objectivos e oportunidades O domínio do desejo e a consecução do desapego. O desejo tem uma função primária na evolução do homem, levando-o a colocar em acção todas as suas energias e desenvolvendo as suas faculdades. Mas também fá-lo apegar-se às pessoas e às coisas e “prende-o à vida com mil laços kármicos”. Diz-se que o desejo “envolve o homem em sete mil véus de maya (ilusão)” e somente o sofrimento, a saturação e a repulsão lhe darão gradualmente o desapego e por fim a libertação. Transmutação e sublimação. São alcançadas pelo desejo de dominar o desejo; deste modo, o desejo horizontal pelas coisas terrenas e os prazeres dos sentidos é transformado em desejo vertical – aspi ração – e é transmutado espiritualmente. Em Touro, é dada a oportunidade de reformar o desejo inferior em amor e a vontade egoísta em vontade de servir. A sensibilidade estética (uma caracte rística dos sujeitos Taurinos) abre o caminho à percepção intuitiva. Diz-se que “O vermelho da ambição e da cólera deve ser transformado em luz dourada da iluminação”. A sensibilidade, o impulso e as qualidades da mente de Touro fazem dele um bom período para realizações práticas e para a busca da Luz da Mente, o “olho da Luz” que, tal como diz o Evange lho, “torna o corpo cheio de luz”.   Atenção aos obstáculos: A tendência para persistir até à obstinação, para ser dedicado até ao fanatismo e para ser ultra-conservador nas ideias e nos métodos.   Oposto polar: Escorpião, o signo de prova, da experiência e do triunfo. Mensagem da Alma: “Eu vejo e quando o Olho está aberto tudo é luz”.   Excertos do livro “Meditation and the Rhythm of the Year” (Sundial House Group).”

GEM – Grupo de Estudos Maitreya

09/05/2011

viver bem :)

“Sorri, respira e anda devagar.”

Thich Nhat Hanh

30/04/2011

tudo coexiste

“Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em fealdade, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.”

Dalai Lama

19/04/2011

respiração

“Uma vez aprendido como contactar a energia da respiração, respirar torna-se numa fonte infinita de energias revitalizantes.”

Kum Nye (Tibetan Yoga)

04/04/2011

MEDITAÇÃO

“Qual a razão pela qual a meditação tem sido a prática principal de vários caminhos espirituais, há mais de 2000 anos? Porque é o método mais efectivo de aceder à sua sabedoria interna, redescobrir a sua paz interior e aumentar a sua capacidade criativa. A meditação restaura o seu bem-estar, e quando o ser está bem, tudo o que faz é cheio de sucesso.”

26/03/2011

“Como pintor, não tenho qualquer filosofia. Quando pinto seja o que for, faço-o pelo simples prazer de pintar. Não tenho qualquer intenção simbólica. E por vezes, muito depois de completar um quadro, apercebo-me do que me inspirou e o que o meu quadro significa.”

Pierre Roy

07/03/2011

“… a obra de arte não deve ter nem razão nem lógica. Desta forma aproxima-se do sonho e da mente da criança.”

Giorgio de Chirico

28/02/2011

“O mais admirável no fantástico é que o fantástico não existe; tudo é real.”

André Breton

18/02/2011

“A imaginação disseca o todo da criação de acordo com leis que têm a sua origem no mais fundo das profundezas da alma, e depois junta e organiza os pedaços, criando um novo mundo a partir deles.”

Charles Baudelaire

05/02/2011

“Quando a razão dorme, as sereias cantam.”

Max Ernst

27/01/2011

largar…!

“Não fiques à procura da verdade. Larga apenas as tuas opiniões!”

Seng Ts’an

22/01/2011

invulgar

“Até mesmo o invulgar tem que ter limites.”

Franz Kafka

10/01/2011

Friendship

“Friendship is the only cure for hatred, the only guarantee of peace.”

Buddha

31/12/2010

BOM ANO 2011

“A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo, de perceber que você não é o corpo e você não é a mente. É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro, você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas.”

Osho

22/12/2010

Mensagem de Natal 2010: FEED THE WORLD

Band Aid was a British and Irish charity supergroup, founded in 1984 (e infelizmente ainda tão actual!!!) by Bob Geldof and Midge Ure to raise money for famine relief in Ethiopia by releasing the record “Do They Know It’s Christmas?” for the Christmas market that year.  O vídeo:

http://http://www.youtube.com/watch?v=w5cX_ncZLls

Queridos Amigos: vamos lá pensar naqueles que ainda passam fome e tentar viver um natal verdadeiro sem consumismos. Com Presença e sem estarmos agarrados aos telemóveis. A olhar para dentro, para um novo renascer e a ESTAR presentes, de facto, com as pessoas com quem estamos. Às outras, enviamos os nossos melhores pensamentos, juntando-lhes a energia do nosso coração, e tudo isso será bem recebido porque …. a energia segue o pensamento !

“There is a silence now. The light that was warning starts to grow again. For 3 days there is a silence, a brooding filled with expectation. Then the first stirring of new life is felt, deep within the soul. Then there is rejoicing; a shout arises that must be expressed, proclaiming the return of the light and new life.” (in Genesis 1:2)

De todo o Coração vos envio as melhores energias, os melhores pensamentos, os mais profundos desejos de um Natal sossegado e quentinho e um 2011 repleto de Bençãos! Forte Abraço,

p.s. – FEED THE WORLD  &  BET on EDUCATION  & … YOU’LL BE HAPPY :)

Paula Soveral

13/12/2010

pensar e remendar

“Como a nossa cultura sobrevalorizou o intelecto, preferimos imaginar que atingir a iluminação exige um discernimento extraordinário. Na verdade, há muitos tipos de inteligência que só servem para obscurecer mais as coisas. Um provérbio tibetano diz assim: “Se fores demasiado inteligente, podes acabar por nada compreender”, e Patrul Rinpoche afirmou: ” A mente lógica parece interessante, mas é a semente da ilusão.” As pessoas podem ficar obcecadas com as suas próprias teorias e deixarem escapar o mais importante. No Tibete, costumamos dizer: “As teorias são como os remendos num casaco, um dia gastam-se.”

(A natureza da mente) in “O livro tibetano da vida e da morte”

3/12/2010

vitória e humildade

“Não se deixe enfraquecer ao enfrentar obstáculos e problemas. O verdadeiro conquistador é aquele que não oscila com as dificuldades e com paciência mantêm a mente equilibrada. O vencedor usa seu tempo valioso no trabalho valioso. Ele não desperdiça o tesouro do tempo. Ele vai rápido em direcção à meta de se tornar um ser humano melhor. Ele acende a luz do entusiasmo de forma a tornar sua vida cheia de luz.” – Dadi Prakashmani.”

HUMILDADE: humildade aceita o que há. Algumas vezes há muito, e outras apenas um pouco. Não importa! Com humildade, confiamos que tudo virá no momento certo.

28/11/2010

fantasmas

“A realidade é a nossa própria imagem do mundo; aparece em todos os espelhos, um fantasma que existe apenas para nós próprios, que aparece, gesticula e desaparece connosco.”

Jorge Luis Borges

24/11/2010

mudar

“Somente quando mudamos os nossos pensamentos acerca de uma situação poderão mudar o nosso comportamento e os resultados.”

Albert Einstein

14/11/2010

“Nunca teria precisado de ver uma paisagem para a poder pintar.”

Richard Oelze

09/11/2010

animal affair

“Uma vaca ou uma ovelha mortas num pasto são consideradas carne em putrefacção. O mesmo tipo de carcaça arranjada e pendurada num talho passa por comida.”

John Harvey Kellogg

06/11/2010

animal affair

“Só para ter um pedaço da sua carne, privamo-los da luz do sol, da vida para que nasceram. Tomamos por inarticulados e inexpressivos os gritos de queixume que eles soltam e voam em todas as direcções; quando na realidade são instâncias e súplicas e rogos que cada um deles nos dirige dizendo: – Não é da verdadeira satisfação das vossas reais necessidades que queremos livrar-nos mas da complacente luxúria dos vossos apetites.”

Plutarco, “Moralia”, “De Esu Carnium” (“Do Consumo de Carne”)

29/10/2010

family affair

“Vivemos numa grande família, a primeira coisa que aprendemos é fecharmo-nos numa pequena cela secreta e fazer de conta que acompanhamos os outros membros da família.”

Zhang Xiaogang

22/10/2010

VIVER SEM TEMOR

“O MEDO é a própria natureza do “eu” porque o “eu” se vê continuamente ameaçado, de diferentes maneiras, principalmente nas grandes crises; e como vivemos cheios de medo e não encontramos outra solução, pomo-nos em fuga por caminhos diversos, ou corremos para os lideres políticos, ou religiosos. Este problema não pode ser resolvido por nenhum líder e por nenhum dogma. Não há exército, nação ou ideia que possa trazer a paz ao mundo. Quando cada um de nós for capaz de compreender a si mesmo como um processo total – não meramente o problema econômico ou o problema das massas, mas o processo integral de nós mesmos, como indivíduos – então, na compreensão desses processos, surgirá a paz. Só então poderá haver segurança. Se pusermos, porém, em primeiro lugar a segurança, se a consideramos como coisa mais importante da vida, nesse caso nunca haverá paz; só escuridão e temor. SE puderdes, simplesmente, estar consciente de que vos servis do entendimento, como uma moeda, para comprar alguma coisa, e prosseguirdes deste ponto de partida, começareis então a descobrir todo o processo do vosso pensar, do vosso ser, nas relações da existência. SE uma pessoa sabe que a verdade não pode ser achada por intermédio de ninguém, de nenhum livro, de nenhuma religião; que a Realidade só se torna existente quando a mente está de todo tranquila; que a tranquilidade só pode vir com o autoconhecimento, e que o autoconhecimento não lhe pode ser dado por ninguém mas tem de ser descoberto por si próprio, momento por momento – então, por certo, aparece uma tranquilidade mental, que não é morte, mas uma paz realmente criadora, e só então pode surgir o Eterno. SE a mente está em busca de uma segurança qualquer, oferecida por um líder, uma determinada maneira de viver, uma determinada nacionalidade ou grupo, essa mente só pode criar confusão no mundo, e mais sofrimento, conforme se está vendo no momento actual. Importa, pois, que cada um de nós descubra por si mesmo aquilo que é, mediante o abandono da autoridade, o que é extremamente difícil; e a percepção do que é, o descobrimento do que é, será o processo libertador. Como sabeis, porém, quase todos nós temos medo de ficar desprotegidos, completamente sós, e por isso cada um se esquiva a ser um ente emancipado, capaz de descobrir as coisas por si mesmo.”

KRISHNAMURTI, Conferências realizadas em Nova York (USA), em 22 de Maio de 1954

17/10/2010

enfrentando o medo

“O medo ameaça o seu mundo? Torna-o indeciso, ter vontade de se esconder ou impede-o de avançar colocando “travões” em todos os actos da sua vida? Talvez que, da próxima vez que tiver medo, seja a altura de ter uma experiência diferente: 1) tome consciência do medo, identifique-o;  2) olhe o medo de frente e verifique se é real; 3) não hesite, actue sem indecisões e perceba que o medo se dilui… Ele só existe enquanto lhe damos existência na nossa mente!”

14/10/2010

auto-respeito

“Em vez de se preocupar com o que os outros pensam de si, preocupe-se com o que pensa de si próprio. A maior fortuna é saber quem é, e quem necessita ser. O auto-conhecimento é a chave que abre todas as portas; o auto-respeito e a auto estima as bases de todo o processo de cura.”

02/10/2010

Felicidade

“A felicidade vem da generosidade, honestidade e da ética.”

Dalai Lama

28/09/2010

Solid as a Rock

“Like a solid rock, your endurance allows you to stay true to yourself no matter what changes occur around you. Though, over time a rock can be shaped by water.  In the same way, you too are able to mould yourself to life because you are strong, not stubborn.”

25/09/2010

Amar mais

“Menos medo e mais esperança; comer menos e mastigar mais; lamentar menos e respirar mais; falar menos, dizer mais; Amar mais e todas as boas coisas serão tuas.”

Provérbio sueco

23/09/2010

THE HARVEST MOON

“Today is the Harvest Moon. The Harvest Moon is the Full Moon that is closest to the autumn Equinox. This autumn, the full moon couldn’t be any closer to the equinox; they are on the same date and you can witness a Harvest Moon on the Equinox and see Jupiter for the entire night.”

21/09/2010

I CHING – Hexagrama 22 (A Beleza)

“Este hexagrama mostra a beleza tranquila; a tranquilidade da pura contemplação. Quando se cala o desejo e a vontade se aquieta, o mundo manifesta-se como pura ideia. E nesse sentido o mundo é belo, distante da luta pela existência. Este é o mundo da arte. Por isso, este ainda não é o verdadeiro caminho da redenção.”

20/09/2010

Segundo a Ayurveda

“… a pessoa inteligente, lembrando-se do sofrimento das doenças, deve ingerir comida que lhe seja benéfica, e respeitando o tempo e as quantidades certas.”

Charaka

17/09/2010

ter sucesso é…

“… ter entusiasmo e não perguntar sempre a si mesmo “o que é que quero que aconteça?”, mas sim: “o que é que está a acontecer aqui e agora?”.”

J. Donald Waters

14/09/2010

ter sucesso é…

“… é o desapego dos resultados; fazer o seu melhor em cada momento e deixar os resultados tomarem conta de si mesmos.”

J. Donald Waters

07/09/2010

ter sucesso é…

“… fazer as coisas, não apenas porque são populares ou “normais”, mas porque acreditas profundamente nelas.”

J. Donald Waters

28/08/2010

o som do silêncio

“Quando acalmas os teus pensamentos e começas a observar os espaços entre eles, podes calmamente mergulhar no silêncio do teu ser. O som do silêncio é mais como uma consciência, um sentimento da doçura e do poder do nosso próprio ser.”

15/08/2010

o ingrediente secreto

“Quando cozinhamos, as nossas mentes estão a trabalhar. Quando estamos a cortar, misturar, enrolar e a cozer, estamos a pensar. Pensar cria vibrações porque é isso mesmo que o pensamento faz. As vibrações afectam igualmente a comida e as pessoas que a comem. Por isso, cozinhe com cuidado; observe o que está a pensar e não se esqueça que na melhor das receitas o amor é o ingrediente secreto.”

02/08/2010

alimentos integrais

“Saber o que comer, de facto, é tão complicado hoje em dia… com o excesso de oferta de produtos ditos alimentares e que pouco ou nada têm de nutritivo e muitas das vezes contendo químicos altamente tóxicos para o nosso organismo! O melhor mesmo é comer uma variedade de alimentos integrais (não refinados nem processados), biológicos se possível. Os produtos locais também são melhores porque mais frescos. Deixem as comidas processadas “em paz” e comam muitos cereais integrais, vegetais e frutas frescas. Actualmente é mais barato comer desta forma do que comprar produtos de origem animal e/ou o chamado “junk fast food”. Sejamos gratos por aquilo que comermos. Comer para viver e viver para servir. Divirta-se!.”

28/07/2010

o segredo do sucesso…

“… é ser transparente nos seus propósitos e instruções, e ter a coragem de agir consequentemente; é não culpar ninguém quando as coisas correm mal, mas fazer tudo o que possa para as melhorar; é ver o seu trabalho, fundamentalmente, como um serviço aos outros e não como um meio de ganho pessoal; é desapego das ideias e dos resultados: fazer o seu melhor em cada momento e deixar os resultados tomarem conta de si mesmos.”

J. Donald Waters

17/07/2010

Começar Cedo :)

“O melhor momento para acordar ambos o corpo e a mente é cedo pela manhã. Nós estamos frescos, em solitude, e as vibrações do mundo estão calmas. Não admira que yogis experientes acordem pela madrugada, convidando o sol do espírito a brilhar no coração da alma. A primeira meia hora de consciência alerta será a fundação do seu dia. Comece cedo o seu dia. Medite, acenda o botão da sua consciência e calibre a sua energia para o dia. Ficará surpreendido com a diferença que esta prática faz!”

15/07/2010

Alegria :)

“The purpose of life is to enjoy it!”

Chuangliang Al Huang, “Quantum Soup”

13/07/2010

transformação: a chave e a solução

“Em cada momento, não importa o que se esteja a passar, tu tens o poder dentro de ti para transformar ambos: a ti e a tua vida!”

Ed and Deb Shapiro

06/07/2010

repouso

“O silêncio dá descanso à mente e isto significa dar descanso ao corpo. Algumas vezes, descanso é o único medicamento necessário.”

01/07/2010

dança

“Dança é a única arte na qual nós mesmos somos o material de que ela é feita.”

Ted Shawn

30/06/2010

visão

“As pessoas apenas vêem aquilo que estão preparadas para ver.”

Ralph Waldo Emerson

24/06/2010

AMOR

“O amor é confundido com desejo, apego, dependência e identificação. São essas quatro ilusões que nos mantêm na busca por amor. O que leva tempo para percebermos é que a joia da coroa do espírito humano não pode ser encontrada em qualquer lugar, mas em nosso próprio coração. Procurar por amor é evitar o amor. Como podemos conhecer o amor quando continuamos a acreditar equivocadamente que precisamos adquiri-lo, merecê-lo ou até mesmo ganhá-lo? Intuitivamente sabemos que é só através da abertura do coração e na doação de nós mesmos, sem condição, que o amor pode começar a fluir para dentro e através de nossa vida.”

Mike George, IN “Do you know love?”, ED. Clear Thinking

23/06/2010

“Só há duas coisas verdadeiramente infinitas: o universo e a estupidez humana, sendo que em relação à primeira ainda tenho dúvidas.”

Albert Einstein

10/06/2010

humildade

“Se somos humildes, as nossas qualidades aumentam. Se somos arrogantes, invejamos os outros, zangamo-nos com eles e olhamo-los de alto. Tudo isto provoca mal estar na sociedade.”

Dalai Lama, in “Sabedoria Infinita”

04/06/2010

prazer

“O objectivo da vida é apreciá-la.”

Chuangliang Al Huang, “Quantum Soup”

31/06/2010

viver bem

“Usar uma vida tão finita em preocupações e aflições por causa do estado caótico do mundo é como chorar para dentro de um rio para aumentar as suas águas com medo que ele seque.”

“Further Teachings” de Lao-Tzu

26/05/2010

compaixão

“A Compaixão é o anti-toxinas da alma: onde existe compaixão até os mais venenosos impulsos ficam relativamente inofensivos.”

Eric Hoffer

20/05/2010

abrir caminhos

“Não vás por onde te leva o caminho, vai antes por onde não há caminho e deixa um rasto.”

Ralph Waldo Emerson

17/05/2010

Pensar diferente

“Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas… ” Um sujeito estava a colocar flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês a colocar um prato de arroz na lápide ao lado. Ele vira-se para o chinês e pergunta: – Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz? E o chinês responde: – Sim, e geralmente à mesma hora que o seu vem cheirar as flores!”

autor desconhecido

10/05/2010

Anti-Aging

“Eating foods that are nutrient dense, not calorie dense, is the key to maintaining weight loss and a balanced brain chemistry.”

Dr Eric Braverman Bio: Dr. Braverman, Director of PATH Medical-NYC, specializes in integrative medicine & anti-aging. He’s the best-selling author of “Younger You & The Edge Effect”

06/05/2010

Cessar o pensamento

“… o pensamento é a reacção da memória, do passado. O passado é uma infinidade ou um segundo atrás. Quando o pensamento actua, é o passado que está a actuar, como memória, como experiência, como conhecimento, como oportunidade. A vontade é o desejo baseado nesse passado e dirigido para o prazer ou para a fuga à dor. Quando o pensamento está funcionando, ele é o passado e, por conseguinte, não há um viver novo; o passado é que está vivendo no presente, modificando a si próprio e ao presente. Dessa maneira, não há nada novo na vida e, quando se quer descobrir alguma coisa nova, o passado deve estar ausente, a mente não deve estar atravancada de pensamentos, medo, prazer, etc. Só quando a mente se acha desimpedida, pode surgir o novo, e por essa razão dizemos que o pensamento deve manter-se quieto, funcionando apenas quando deve funcionar – objetivamente, eficazmente. Toda continuidade é pensamento; quando há continuidade, não há nada novo.”

Krishnamurti

03/05/2010

Prosperidade

“Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo.”

Buda

29/04/2010

“Sempre permaneça aventureiro. Por nenhum momento se esqueça de que a vida pertence aos que investigam. Ela não pertence ao estático; Ela pertence ao que flui. Nunca se torne um reservatório, sempre permaneça um rio.”

Osho

26/04/2010

“jealousy…”

“Moral indignation is jealousy with a halo.”

H.G. Wells

22/04/2010

“O destino…”

“O destino costuma estar ao virar da esquina. Como se fosse um gatuno, uma rameira ou um vendedor de lotaria: as suas três encarnações mais batidas. Mas o que não faz é visitas ao domicílio. É preciso ir atrás dele.”

Carlos Ruiz Zafón, in “A Sombra do Vento”

20/04/2010

“Tranquilidade”

“Certo colono construiu sua casa aos pés de um vulcão. Quando lhe perguntaram por que ele se expunha a tal perigo, replicou, «A diferença é meramente que eu conheço o meu perigo, mas vocês não sabem o que vos cerca.» Precisa de ser encontrado grande equilíbrio entre a tranquilidade e a noção do perigo. É desaconselhável cercar-se de terrores, mas tão pouco o descuido é a solução.”

Fraternidade, § 432, da Série Agni Yoga

19/04/2010

“Thank you mum, thank you all, thank you Life :)”

OS “ISMOS” CORROMPEM A ESSÊNCIA: I don’t think that Jesus was teaching Christianity, Jesus was teaching kindness, love, concern, and peace. What I tell people is don’t be Christian, be Christ-like. Don’t be Buddhist, be Buddha-like.”

Wayne Dyer

15/04/2010

“Inteligência Espiritual”

“Enquanto a sua inteligência pode levá-lo a um bom emprego e a sua Inteligência Emocional pode dar-lhe promoções, é a sua Inteligência Espiritual que lhe confere satisfação na vida. A Inteligência Espiritual tem os métodos para resolver problemas de significado e valor, e tem o poder de transformar o eu e os outros. Ela cura relacionamentos e ajuda-nos a remover hábitos condicionados do passado. Uma pessoa espiritualmente inteligente tem 7 qualidades: (1) entende o significado da vida; (2) experimenta paz, amor, pureza e felicidade; (3) as suas acções são guiadas por valores; (4) possui auto-estima real; (5) pensa de forma criativa; (6)  adapta-se à mudança; (7) experimenta positividade.”

Dr. Girish Patel, IQ, EQ, SQ and Safety, Purity, January, 2004

14/04/2010

“Generosidade”

“Generosidade é dar mais do que se pode, e orgulho é aceitar menos do que se precisa.”

Kahlil Gibran

08/04/2010

“Listening”

“With the gift of listening comes the gift of healing.”

Catherine de Hueck Doherty

06/04/2010

“ser bom”

“Tu não te tornas bom tentando ser bom, mas encontrando a bondade que já existe dentro de ti e permitindo que essa bondade venha ao de cima.”

Eckhart Tolle

04/04/2010

pessoas fascinantes

“Há dois tipos de pessoas realmente fascinantes: as que sabem tudo e as que tudo ignoram.”

Oscar Wilde

02/04/2010

tudo são percepções?

“The world only exists in your eyes – your conception of it. You can make it as big or as small as you want to.”

F. Scott Fitzgerald

01/04/2010

“You never change things by fighting the existing reality. To change something, build a new model that makes the existing model obsolete.”

Buckminster Fuller

31/03/2010

não se esconda, nem de si próprio…

“Quem esconde os sentimentos, retarda o crescimento da Alma. O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, Mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, Coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis..”

Fernando Pessoa

29/03/2010

benevolência…

“Sem amor, a benevolência torna-se em egoísmo.”

Martin Luther King, Jr.

27/03/2010

sujeito e objecto…

“No mundo da Física Moderna, não vemos uma realidade objectiva em si mesma. Enquanto observadores, participamos na concretização das propriedades dos objectos que observamos. De acordo com a Teoria Especial da Relatividade de Einstein, as propriedades de um objecto tais como a massa e o comprimento, só têm valores definitivos mediante a especificação de um observador. A divisão imaginária entre sujeito e objecto, é, desde há muito, um princípio fundamental das tradições contemplativas orientais. O Buda falava do vazio quer do sujeito quer do objecto – do ego e do mundo. Nenhum deles existe independentemente do outro, e ambos são aspectos inseparáveis de uma realidade única e não dual.”

Thomas J. Mcfarlane, in “EINSTEIN E BUDA-PALAVRAS COMUNS”

25/03/2010

universe…

“If a human disagrees with you, let him live. In a hundred billion galaxies, you will not find another.”

Carl Sagan

23/03/2010

my mother is sacred, all mothers are sacred…

“There are four questions of value in life… What is sacred? Of what is the spirit made? What is worth living for, and what is worth dying for? The answer to each is the same. Only love.”

Johnny Depp

20+21/03/2010

Equinócio…

“Não existe matéria como tal! Toda a matéria se origina e existe em virtude de uma força que faz as partículas dum átomo vibrarem e que mantêm esse minúsculo sistema solar unido. Devemos assumir, por trás dessa força, a existência de uma Mente Consciente e Inteligente. Essa Mente é a matriz de toda a matéria.”

Max Planck – Físico Laureado com o Prémio Nobel

20/03/2010

culpar o exterior…

“As pessoas põem sempre a culpa nas circunstâncias por serem quem são. Não acredito em circunstâncias: os indivíduos de sucesso são aqueles que saem e procuram as condições que desejam; e, se não as encontram, criam-nas.”

George Bernard Shaw

18/03/2010

liderança…

“Diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, ‘Vá!’ – um líder diz, ‘Vamos!”

E. M. Kelly, Growing Disciples, 1995

17/03/2010

auto-conhecimento

“É tão difícil observar-se a si mesmo quanto olhar para trás sem se voltar.”

Henry Thoreau

15/03/2010

o que não devemos comer… :)))

“Para obter um estado de boa saúde, se o que for comer tiver uma cara, tiver uma mãe ou se for feito pelo homem, não o coma.”

Hesh Goldstein

13/03/2010

wishing you all a nice week-end, have fun :)))

“Mulheres e gatos farão o que bem entenderem, e homens e cães deveriam relaxar e se acostumarem com a ideia.”

Robert A. Heinlein

12/03/2010

nada é impossível :)

“Já perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis.”

Charlie Chaplin

10/03/2010

me & the woods

“The greatest delight the fields and woods minister is the suggestion of an occult relation between man and the vegetable. I am not alone and unacknowledged. They nod to me and I to them.”

Ralph Waldo Emerson

08/03/2010

ver com outros olhos

“A verdadeira viagem da descoberta consiste não em procurar novas paisagens, mas sim em ter novos olhos.”

Marcel Proust

07/03/2010

nem sempre….

“Aquele que brinca, confessa.”

Provérbio italiano

05/03/2010

não afunile a vida e veja 360º à sua volta…

“Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve… A vida é muita para ser insignificante.”

Charles Chaplin

04/03/2010

boas intenções, boas palavras…

“Palavras saturadas de SINCERIDADE, CONVICÇÃO, INTUIÇÃO e FÉ são como bombas vibratórias, altamente explosivas que, quando accionadas, fragmentam as rochas das dificuldades e criam a desejada mudança.”

Paramahansa YOGANANDA

02/03/2010

the law of silence

“The Law or Principle of Silence is that which allows entities the space, peace and time to rest and recuperate from de noises and chatterings outside. The silence is found within the soul, and is not limited to sound, but also relates to silence in terms of motion, emotion and feeling.

The Law of Silence contains also the chaos which can exist in any moment when the chaos is experienced from levels of non-resistance.”

Paul Shockley

26/02/2010

“Once you make a decision, the universe conspires to make it happen.”

Ralph Waldo Emerson

23/02/2010

“Conhecer os outros é sabedoria; conhecer-se a si próprio é iluminação.”

Lao-Tzu

22/02/2010

HAPPY BIRTHDAY MY BABY :)

“Palavras saturadas de SINCERIDADE, CONVICÇÃO, INTUIÇÃO e FÉ são como bombas vibratórias, altamente explosivas que, quando accionadas, fragmentam as rochas das dificuldades e criam a desejada mudança.”

Paramahansa YOGANANDA

20/02/2010

“Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em fealdade, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.”

Dalai Lama

19/02/2010

fazer como se…

“Faz tudo como se alguém te contemplasse.”

Epicuro

15/02/2010

androgenia

“We are all androgynous, not only because we are all born of a woman impregnated by the seed of a man but because each of us, helplessly and forever, contains the other — male in female, female in male…. We are a part of each other.”

James Baldwin

12/02/2010

só o amor tem olhos

“As pessoas dizem que o amor é cego porque elas não sabem o que é o amor. Só o amor tem olhos. Além do amor, tudo é cego.”

Osho

10/02/2010

mudança

“Nunca se mudam coisas combatendo a realidade existente. Para mudar alguma coisa, constrói um novo modelo que torne obsoleto o anterior.”

Buckminster Fuller

09/02/2010

acordar

“Despertai, levantai-vos companheiros, Ou ficai para sempre aqui submersos!.”

Milton, Paradise Lost

08/02/2010

“If it came from a plant, eat it; if it was made in a plant, don’t.”

Michael Pollan

05/02/2010

“Sentimos que, mesmo que todas as questões científicas possíveis houvessem recebido uma resposta, os nossos problemas de vida não teriam sido ainda abordados.”

Wittgenstein, “Tractatus”, 6.52

03/02/2010

a importância das coisas….

“Para mim, a vida de um cordeiro é tão importante como a de um ser humano.”

Ghandi

01/02/2010

amor universal

“Mesmo que ainda não consigais vivê-las, ficai sabendo que existem formas superiores do amor às quais deveis aspirar se quereis verdadeiramente que o vosso amor vos torne felizes. Uma mulher não pode dar tudo a um homem nem um homem pode dar tudo a uma mulher. Então, eles deveriam dizer um ao outro: “É preciso que saibas que não sou eu que poderei trazer-te a plenitude. Mesmo que eu te desse tudo aquilo que possuo, o teu coração é tão imenso que o universo inteiro não chegaria para o preencher, e a tua inteligência tem necessidade de uma luz que não possuo. Só Deus pode dar-te tudo. Então, aceita servir-te somente de mim como um meio para ires até Deus. Eu ficarei junto de ti, mas é Deus que tu procurarás através de mim.” É isto que os homens e as mulheres deveriam dizer uns aos outros, e então o amor não mais os deixaria, tornar-se-ia neles um estado de consciência permanente que nada poderia perturbar. Viver o amor assim, como um estado de consciência, é sentir em si um calor constante, uma luz que jamais se extingue.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

31/01/2010

“A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora.”

Roy L. Smith

30/01/2010

“Estão fadados ao desapontamento os homens que se filiam com o propósito único e egoísta de alcançar poderes, fazendo da ciência oculta seu único ou principal escopo, isto, mesmo que a ela não se filiem.”

Mestre Morya

25/01/2010

mudar padrões de comportamento

“cada vez que estiveres tentado a reagir como de costume, pergunta a ti próprio se queres ser um prisioneiro do passado ou um pioneiro do futuro. O passado é fechado e limitado, o futuro é aberto e livre.”

Deepak Chopra

24/01/2010

“Uma árvore é conhecida pelos seus frutos; um homem pelas suas acções. Uma boa acção nunca é perdida; aquele que mostra cortesia recolhe amizade, e aquele que planta gentileza gera amor.”

São Basílio

23/01/2010

reacção e equilíbrio

“Não deixes que as tuas reacções te controlem; mas assume o controle das tuas reacções. A chave para esta porta é o equilíbrio, obtido através do conhecimento sobre nutrição.”

Tim Larson

20/01/2010

CONSCIÊNCIA

“Quando despertamos a consciência espiritual, adquirimos uma percepção subtil de viver em duas dimensões ao mesmo tempo: (1) como um ser humano que tem uma variedade de papéis e responsabilidades; (2) como uma alma, filha de Deus, que ajuda o Pai na tarefa de elevação do mundo. Mesmo que estejamos envolvidos nas actividades relativas à família e trabalho, não esquecemos a nossa verdadeira tarefa: elevar todos aqueles que estão em contacto connosco. Assim, a alma consciente torna-se a personificação de todos os poderes.”

Ken O’Donnell, New Beginnings, Mount Abu, 1996

18/01/2010

“O inferno é uma ideia de alquimista: os pecados serão transformados em fogo; também o homem será mudado. Segundo os alquimistas, mais importante do que a transmutação da matéria é a própria mudança do homem que age sobre ela.”

Murilo Mendes, in “Conversa Portátil”

16/01/2010

Yin e Yang / Deus e o Diabo / Luz e Sombra….

“Os deuses cheiram a diabos”, Murilo Mendes, “Conversa Portátil”

“Tudo cheira ao seu avesso, porque não há um sem o outro”, Paulo Borges

14/01/2010

The Calm Response

“How do you react to deadlines, the boss, the multitude of tasks and that special difficult person in your life? Try responding rather than reacting. The greater the demands on me, the more I need to sustain my inner cool and calm.”

inner space

13/01/2010

“Todos temos que nos libertar do nosso ego, o aparente e ilusório eu, para reconhecermos nosso verdadeiro Eu numa vida transcendental e divina. Para não sermos, porém, egoístas devemos esforçar-nos para que outras pessoas vejam essa verdade, reconheçam a realidade desse Eu transcendental, o Buda, o Cristo ou Deus de todo pregador.”

MAHA CHOHAN

11/01/2010

“No mundo inteiro não há nada mais suave e mais frágil do que a água. E, contudo, pela forma como maltrata os mais duros, nada se lhe assemelha. Nada a pode modificar. Que o mais fraco vence o forte e que o suave vence o duro, toda a gente do mundo o sabe e, contudo, ninguém sabe aplicar esta sabedoria.”

Tao Te King, verso 78

09/01/2010

“Aquele que priva da luz qualquer um de seus semelhantes, ou do bem, ou da assistência criteriosa que poderia dar a eles, e vive para a acumulação de bens materiais, para a própria satisfação pessoal, é o verdadeiro ladrão. Aquele que rouba de seus companheiros a preciosa posse do carácter, pela calúnia ou qualquer espécie de desvirtuamento, não é senão um ladrão, e da pior espécie.”

Ocultismo Prático., 86

08/01/2010

paciência

“A paciência não é passiva; pelo contrário, é activa; é força concentrada.”

Edward G. Bulwer-Lytton

07/01/2010

união

“Um sozinho não ajuda, mas sim aquele que se une a muitos no momento certo.”

Goethe

05/01/2010

acção e bondade

“Sentir “compaixão”, sem um adequado resultado prático, não é mostrar-se “Altruísta”, mas o inverso. Nas diretrizes esotéricas, um real desenvolvimento significa acção. ”

Revista Lúcifer, Outubro de 1889

04/01/2010

ACEITANDO A CRÍTICA

Quando alguém te criticar, primeiro ouve, não interrompas nem comeces a desculpar-te. Se a crítica for válida, concorda, pede desculpa e vê o que podes mudar. Se a crítica for errada ou injusta, diz “é um ponto de vista interessante, mas não concordo contigo.”

19/12/2009

MENSAGEM DE NATAL 2009:

“Quem sou eu?”

Frequentemente, ao longo das nossas vidas, nos perguntamos “quem sou eu?” A maior parte das vezes, este tipo de interrogação corresponde a um anseio ou necessidade interna de irmos mais longe no conhecimento que temos de nós próprios ou de obtermos maior compreensão sobre a nossa natureza. No meio da sociedade que criámos cheia de facilidades tecnológicas que nos roubam igualmente tempo, sossego e silêncio, raros são os momentos de paragem interna em que ouvindo esse suspiro interior, nos quedamos na necessidade de nos encontrarmos connosco próprios. Nesse poucos momentos, a mente tanto nos pode levar à origem do nosso nome, à terra onde nascemos, a vidas passadas ou a um breve e reconfortante encontro com a nossa alma. Podemos ir do mais óbvio ao menos evidente e as eternas questões “quem sou eu?”, “de onde vim?”, “porque cá estou?” podem ter lampejos de respostas mas podem também ficar na penumbra da espera. O homem toda a vida se questionou e há-de questionar. Enquanto não se encontrar, não se reconciliar consigo mesmo, não se sentir inteiro em si e no universo que habita há-de aspirar sempre a desvendar o mistério da sua essência. Todos os momentos são bons para esse encontro interior mas, assim como ao longo do dia a madrugada e o fim da tarde são os momentos mais propícios à meditação, ao longo do ano encontramos também (seja a nível de calendário, seja a nível energético) momentos mais propícios à interiorização. Aproxima-se um deles, o Natal. Correspondendo ao Inverno, ao frio, ao signo de Capricórnio, ao Elemento Água, à semente que germina na terra… para de novo renascer. Assim, quando os anseios nos assaltam e nos encontramos no coração do desconhecido, acreditem que estamos num lugar muito humano e num espaço muito divino. “Quem sou eu?” torna-se num mantram intemporal que nos pode levar a casa, ao local de onde partimos, àquela parte da nossa mente onde, finalmente, se liberta a necessidade de perguntas e respostas e, em vez disso, encontramos a capacidade de apenas ser. Em tempo natalício referir que sejamos solidários, compreensivos, seres de boa vontade, generosos, etc., é tão lugar comum como desejar que a guerra acabe e ela não acabar.  É tempo de Natal, sim, mas é tempo de olhar para dentro. Urge que cada um saiba quem é e o que anda cá a fazer. Esse é o único caminho espiritual e a chave que abre todas as portas. O Universo apenas quer que cada um seja aquilo que é.  Desejo-vos a todos boas descobertas! Sorrisos e Alegria para os vossos Corações!

Paula Soveral

17/12/2009

“O conhecimento para a mente, como o alimento para o corpo, destinam-se a nutrir e ajudar a crescer; precisam, porém, ser bem digeridos, e quanto mais completo e lento o processo, melhor, tanto para o corpo como para a mente.”

Mestre Morya

15/12/2009

“Cooking can create Being Now, Being Present, Aliveness, each and every day. Fresh foods can connect us with Nature. Connect us with seasons. It brings us such joy and happiness. Cooking is a transformation of foods. It creates the art of life. Transforms nature into our body. We are not alone. We are the Nature. We are the Universe. We are One.” Mutsuko Johnson

14/12/2009

“A Compaixão é uma fundação para partilharmos a nossa vivacidade e construir um mundo mais humano.”

Martin Lowenthal

12/12/2009

Quando aprenderes a viver para os outros, eles viverão para ti.”

Paramahansa Yogananda

09/12/2009

“FELICIDADE: Ser feliz é ser livre do medo. O medo é uma toxina que corre através da maior parte dos nossos pensamentos. Alimenta a insegurança, o sentimento de perda, a solidão, a inadequação e o apego. Por isso, aprende a apreciar e a cuidar de ti próprio de uma forma que isso reflicta o teu verdadeiro valor.”

Sorria, seja feliz! :)

no time…

“May your day be filled with gladness of heart, and you will display a heart of boundless love for all creation. Be the change you wish to see in the world. Breathe and create.”

Sorria, seja feliz! :)

22+23/11/2009

“Quem se prepara para resolver o Infinito deve resolver primeiro o finito.”

Mestre Serapis

14/11/2009

“O facto de afastar da sua visão as emoções em estado ainda não lapidado, destrutivas e imaturas, em vez de desenvolver-se a partir delas e de iludir-se acreditando ser uma pessoa muito mais integrada e madura do que realmente é, não é apenas uma auto-ilusão, mas é também um facto que o leva a um isolamento ainda mais profundo, à infelicidade, à alienação de si mesmo e a padrões de insucesso e fracasso que você repete sempre de novo.”

Eva Pierrakos, in “O Caminho da Autotransformação”, Cultrix

13/11/2009

“Olha em redor de ti, meu amigo; vê os “três venenos” rugindo dentro do coração do homem – a cólera, a cobiça e a decepção; e as cinco obscuridades – a inveja, a paixão, a vacilação, a preguiça e a descrença – impedindo-o sempre de ver a verdade.”

Mestre Kuthumi

11/11/2009

“ESPIRITUALMENTE E PSICOLOGICAMENTE LIVRES: tornamo-nos espiritual e psicologicamente livres somente quando somos capazes de ver e integrar o nosso próprio lado sombra, e isso apenas é possível quando deixarmos de comer produtos de origem animal, relaxando e proporcionando a irresistível necessidade de desbloquear a nossa consciência. Ao libertar os animais, libertamo-nos a nós próprios.”

PELA SUA SAÚDE, EVITE OS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL, O SEU CORPO AGRADECE!

10/11/2009

“Lembrai-vos: a expectativa demasiado ansiosa não só é tediosa como também perigosa. Cada pulsação mais quente e mais rápida do coração gasta muita vida. As paixões e as afeições não devem empolgar aquele que procura SABER; pois, “com seu próprio poder secreto, gastam o corpo terreno, e aquele que pretenda atingir sua meta deve ser frio”.”

Mestre Kuthumi

7+8/11/2009

“CRENÇAS E CURA: No meu trabalho com as pessoas, tornou-se extremamente claro para mim que aqueles que se consideram vítimas, ou aqueles que sentem que não têm poder para controlar o seu destino, inevitavelmente vão de um problema de saúde a outro até que desistem e morrem. A coisa mais extraordinária sobre as nossas crenças, é que elas são cumulativas no seu efeito. Quanto mais abraçarmos pensamentos positivos e acreditarmos que eles resultarão em acções positivas, mais fácil se torna manter este aspecto e criar a vida que desejamos e a felicidade que merecemos.”

Brian Clement MD, PhD, (Hippocrates LifeForce)

5/11/2009

“Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo.”

Thomas Jefferson

3/11/2009

“O organismo terrestre que cada um de nós habita é modelado de acordo com as linhas vibratórias produzidas pelo som das esferas. As dissonâncias que se manifestam como enfermidades são provocadas, em primeiro lugar, pelas desarmonias espirituais internas.”

Max Heindel, in “Princípios Ocultos de Saúde e Cura”

2/11/2009

“EXPLORAÇÃO: A vida é exploração, a vida é aventura. Toda a gente tem de explorar à sua própria maneira. Esta é a única regra de ouro que existe. Não há nenhuma grande auto-estrada com marcos a dizer-lhe a que distância é que está do objectivo. Na exploração espiritual, tem de criar o seu caminho à medida que o percorre; não há nenhum caminho já feito para si. E a minha sensação é de que isto é extremamente agradável e extasiante.”

Osho, in “Espiritualidade de A a Z”

31/10/2009

“O que não concebo é degolar um cabrito, asfixiar uma pomba, cortar a nuca de uma galinha, ou dar punhaladas em um porco para que eu coma seus restos. Não é por uma questão de química biológica o motivo de eu ter me passado para as fileiras do ovo-lacto-vegetarianismo, mas pelo imperativo moral de que minha vida não seja mantida às custas da vida de outros seres.”

Dr. Eduardo Alfonso, médico naturista espanhol

29/10/2009

“Esta separação entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão.”

Einstein

28/10/2009

“Nirvana é o mundo da causa, onde desaparecem todos os efeitos enganadores ou ilusões dos nossos sentidos.”

HELENA PETROVNA BLAVATSKY, in “Ísis Sem Véu” vol. I, 346

27/10/2009

“A maior parte das pessoas pensa que uma refeição sem carne está incompleta, pois, desde tempos imemoriáveis, considera-se axiomático ser a carne o alimento mais revigorante que possuímos. Todos os outros alimentos são considerados como simples acessórios de um ou mais pratos de carne no cardápio. Nada é mais errado, porque a ciência demonstrou experimentalmente que a nutrição obtida dos vegetais tem maior poder alimentício, e a razão não é difícil de ver quando observamos o assunto do ponto de vista oculto.”

Max Heindel, in “Princípios Ocultos de Saúde e Cura”

24+25/10/2009

“Não há lugar algum onde se possa buscar a mente; ela é como as pegadas de pássaros no céu.”

Zenrin

23/10/2009

“A porta para a Divina Presença abre-se quando não precisares mais que a realidade se adapte às tuas fantasias, ou como achas que deveria ser, quando puderes render-te bem como tudo o que pensas e sabes e chegares a cada momento totalmente despido de expectativas.”

Paul Ferrini

20/10/2009

“As nossas parecenças levam-nos a um chão comum; as nossas diferenças permitem-nos fascinarmo-nos uns com os outros.”

Tom Robbins (ensaísta, novelista)

19/10/2009

“Acredito que, quando a morte nos fecha os olhos acordamos para a LUZ, da qual, o nosso Sol, é apenas uma pálida sombra.”

Schopenhauer

18/10/2009

“Se julgas as pessoas, ficas sem tempo para as amar.”

Madre Teresa

16/10/2009

“Temos de adquirir serenidade em todos os sentimentos e sensações a respeito do futuro.”

Rudolf Stein

14/10/2009

“Temos que erradicar da alma todo medo e terror daquilo que o futuro possa trazer ao homem.”

Rudolf Stein

13/10/2009

“Nunca leias nada que não te impeça de dormir.”

Emil Cioran

12/10/2009

“A meditação sem objecto é a seta que se dispara sem que o arco a solte.”

Agostinho da Silva, “Pensamento à Solta”, in “Textos e Ensaios Filosóficos II”, p. 151

de 08 a 11/10/2009

“Recordo aquele gesto profundo de José Marinho que, erguendo o braço e espalmando a mão com os dedos bem abertos, afirmava: << é preciso que a *estrela* esteja sempre presente por detrás de tudo o que pensamos, dizemos e fazemos >>. Desse modo, o filósofo da “visão unívoca” advertia que toda e qualquer forma de pensar e de agir só é verdadeiramente significativa se estiver fundamentada nos valores principais que regem a vida universal. Se assim não for, encontramo-nos em presença de uma realidade que, infelizmente, se tem verificado em muitos aspectos do investimento “cultural” do nosso tempo: O “culto das exterioridades”. Sem uma dimensão espiritual, tudo fica reduzido a um acúmulo de conhecimentos dispersos e fragmentados que não ultrapassam o nível da informação, sendo por isso que, no limiar de um novo ciclo histórico, o estudo da cultura portuguesa e dos seus representantes, como aliás o estudo da cultura de qualquer povo, deve ser feito de um modo diferente daquele que tem sido feito até agora por grande parte dos investigadores. Pretende-se dizer que nenhum acontecimento, sem excepção, deverá ser estudado como facto isolado ou disperso, porque, no domínio de uma ciência holística para a qual devemos convergir cada vez mais, nada que se apresente de modo fragmentado e, portanto, incompleto, é digno de autenticidade. Somente o que a Tradição designa por Pleroma, que significa “Plenitude”, tem efectivamente a aceitação e a aprovação da Hierarquia. Isso quer dizer que apenas o que se encontra em relação com o todo, e em harmonia com o Todo, nos pode dar alguma garantia de que não nos estamos a desviar dos objetivos fundamentais da Tradição primordial.”

José Flórido, in  ‘O Passo da Espiral’

07/10/2009

“O principal poder curativo para o ciúme ou para a inveja é sempre o amor. Se amas verdadeiramente alguém, não podes ter ciúmes. O amor dá liberdade. O amor não possui nem obceca. O amor compreende. Com amor podes fazer uma pessoa compreender e voltar-se para a direcção certa; se te impuseres, empurras a pessoa para a direcção oposta. Se tiveres uma tremenda dose de amor, estás protegido do ciúme porque o amor é a vitamina da tua aura, a radioactividade na tua aura.”

Torkom Saraydarian, in  ‘Sex, Family, and the Woman in Society’

06/10/2009

“Sejamos vegetarianos ou não, é muito importante comprendermos que o nosso regime alimentar tem um papel fulcral em toda a nossa saúde: “somos aquilo que comemos” é literalmente verdade: os alimentos são digeridos, nos intestinos passam para o sangue que irriga todos os nossos órgãos e cérebro; depende da qualidade do sangue a qualidade da nossa saúde!”

05/10/2009

“Quanto mais generosos formos, mais alegres seremos. Quanto mais cooperativos formos, mais valiosos seremos. Quanto mais entusiásticos formos, mais produtivos seremos. Quanto mais desapegados formos, mais úteis seremos. Quanto mais curiosos formos, mais criativos seremos. Quanto mais pacientes formos, mais compreensivos seremos. Quanto mais persistentes formos, mais bem sucedidos seremos.”

William Arthur Ward (1921 – 1994)

03/10/2009

“A árvore que hoje tem um tronco muito largo nasceu de uma fina haste da grossura de um cabelo.”

Tao Té King

>29/11/2013

“A verdade não pode ser trazida para baixo; é o individuo que deve fazer o esforço de ascender até ela.”

Jiddu Krishnamurti

02/10/2009

“DIA MUNDIAL DA NÃO-VIOLÊNCIA: “Sê a mudança que queres ver no mundo.”

Gandhi

01/10/2009

“DIA MUNDIAL DO VEGETARIANISMO: “Se eu sou aquilo que como, então devo ser uma explosão de sabores….. picante, condimentado, quente, doce, suave e sumarento. Devo ser pura energia e absoluta perfeição. Delicioso, bonito e apetitoso, moldado e feito pelo criador das criações. Devo ser energia vital servindo para criar e sustentar tudo aquilo que é…”

Christopher John

29/09/2009

“O Tao gera, a vida alimenta. O ambiente molda. As influências aperfeiçoam.”

Tao Té KIng

28/09/2009

“We shall find peace. We shall hear angels. We shall see the sky sparkling with diamonds.”

Anton Chekov

27/09/2009

“Oração não é pedir. É um anseio da alma. É uma admissão diária das próprias fraquezas. É melhor na oração ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração.”

Gandhi

24/09/2009

“Se não cuidares do teu corpo, onde vais viver?”

Jane Pentz

21/09/2009

“Gratidão é o momento em que se recolhem todos os momentos nos quais desfrutámos de Beleza, Divino, Verdade, Protecção, Comida, Pôr-do-Sol e outras Bençãos da Vida. Gratidão é o momento em que nos voltamos para uma luz maior, um trabalho maior, um sacrifício maior. Gratidão é o momento em que partilhamos tudo o que temos com aqueles que precisam de algo.”

Torkom Saraydarian, in The Spring of Prosperity, p.67-68

19/09/2009

“”Atenção Vigilante”

“Nós andamos, nós comemos… Lembro-me de uma curta conversa entre Buda e um filósofo da época: *Ouvi dizer que o Budismo é uma doutrina da iluminação. Qual é o vosso método? O que praticam diariamente?* *Nós andamos, nós comemos, nós lavamo-nos, sentamo-nos…* *E o que isso tem de tão especial? Toda a gente anda, come, lava-se e senta-se…* *Senhor, quando andamos, estamos conscientes que estamos a andar; quando comemos, estamos conscientes que estamos a comer…. enquanto os outros andam, comem, lavam-se ou sentam-se e geralmente não estão conscientes do que estão a fazer*.”

Thich Nhat Hanh, in Zen Keys

18/09/2009

“O que quer que seja que estejamos esperando – paz de espírito, alegria, graça, consciência interior ou simples abundância – isso certamente virá para nós, mas somente quando estivermos prontos para receber com um coração aberto e agradecido.”

Sarah Ban Breathnach

16/09/2009

“FORÇA E CONTENTAMENTO: o contentamento é uma grande força. Ele está presente quando uma pessoa vive com honestidade e simplicidade. Contentamento significa ultrapassar os desejos inúteis. É dito que se pode discernir a verdade numa pessoa a partir do seu nível de contentamento.”

Tao Té King

15/09/2009

“Eu morri como um mineral e tornei-me uma planta, eu morri como planta e ergui-me como animal, eu morri como animal e eu era Homem. Por que devo temer? Quando fui eu menor por morrer? De novo, mais uma vez, irei morrer como Homem, para me elevar com anjos abençoados, mas até mesmo no estado angelical devo morrer: todos excepto Deus acabam por perecer. Quando eu tiver sacrificado o meu anjo-alma, passarei a ser o que nenhuma mente jamais imaginou. Oh, deixa-me não existir porque a Não-existência anuncia em sons do órgão, que para Ele teremos que voltar.”

Rumi

12/09/2009

“O Deus átomo repousa nas rochas, Cresce nas plantas, Anda nos animais, Pensa nos homens, Ama nos anjos… Por isso, respeite: As rochas como se fossem plantas, As plantas como se fossem animais, Os animais como se fossem homens e Os homens como se fossem anjos.”

Inscrição Rupestre, Tibet, 3000 A.C.

11/09/2009

“Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.”

Albert Einstein

09/09/2009

“As vidas dos animais são tão importantes para eles como as nossas são para nós. Temos que os defender, assim como benfeitores de antes fizeram para combater a escravatura.”

Benjamin Zephaniah

08/09/2009

“Eu sei que a minha unidade com todos os povos não pode ser destruída por fronteiras nacionais ou ordens do governo.”

Leo Nikolaevich Tolstoy

07/09/2009

“Não estás consciente de quanto tens até que dês.”

Charlie “T” Jones

06/09/2009

“O que deixas para trás não é o que deixas gravado em monumentos de pedra, mas o que é tecido nas vidas dos outros.”

Pericles

02/09/2009

“Não há caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”

Buda Shakyamuni

01/09/2009

“O estado actual do mundo exige que todos nós aceitemos a humanidade como um Todo… O mundo está a tornar-se cada vez mais interdependente. Dentro do contexto desta interdependência, o interesse pessoal só faz sentido se considerarmos o interesse dos outros. Se não cultivarmos o sentido de responsabilidade universal o nosso futuro está em perigo.”

Sua Santidade, o Dalai Lama

31/08/2009

“Quando cometeres um erro, não olhes para trás muito tempo. Percebe a razão do erro, e depois olha para a frente. Erros são lições de sabedoria. O passado não pode ser mudado. O futuro está ainda no teu poder.”

Hugh White

30/08/2009

“O verdadeiro contentamento resulta da actividade da mente e do exercício do corpo; os dois estão juntos.”

Alexander von Humboldt

26/08/2009

“Hoje vou apanhar as folhas mortas, ou se calhar vou seguir a folha vermelha do carvalho silvestre até ao rio…. ou se calhar não.”

Evelyn Lang

24/08/2009

“Sentado calmamente, sem fazer nada; a Primavera chega e a relva cresce por si.”

Ditado Zen

23/08/2009

“Se desejas que o mundo se torne amoroso e compassivo, torna-te tu próprio amoroso e compassivo. Se desejas diminuir o medo que existe no mundo, diminui o teu próprio medo. Estes são os dons que tens para dar.”

Gary Zukav

22/08/2009

“Ser capaz de escutar o silêncio é ser capaz de escutar o infinito.”

Anne Wilson Schaef

de 17 a 19/08/2009

“As dores físicas podem ser atenuadas pela mente. A perturbação mental, não pode ser alterada pelo físico.”

Dalai Lama

de 14 a 16/08/2009

“O principal poder curativo para o ciúme ou para a inveja é sempre o amor. Se amas verdadeiramente alguém, não podes ter ciúmes. O amor dá liberdade. O amor não possui nem obceca. O amor compreende. Com amor podes fazer uma pessoa compreender e voltar-se para a direcção certa; se te impuseres, empurras a pessoa para a direcção oposta. Se tiveres uma tremenda dose de amor, estás protegido do ciúme porque o amor é a vitamina da tua aura, a radioactividade na tua aura.”

Torkom Saraydarian, in  ‘Sex, Family, and the Woman in Society’

de 10 a 13/08/2009

“Tu és aquilo que for o teu desejo mais profundo. Assim como é o teu desejo, assim será a tua intenção. Assim como é a tua intenção, assim será a tua vontade. Assim como é a tua vontade, assim será a tua acção. Assim como é a tua acção, assim será o teu destino.”

Upanishads

10/08/2009

“Oração não é pedir. É um anseio da alma. É uma admissão diária das próprias fraquezas. É melhor na oração ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração.”

Gandhi

de 07 a 09/08/2009

“HUMOR: Para mim, o humor é a experiência mais sagrada da vida. (…) A vida não é um pecado – foram as pessoas sérias que tornaram a vida um pecado -, a vida é uma recompensa, um presente. Aqueles que desperdiçam a vida na seriedade estão a ser ingratos para com a existência. Aprenda a rir com as flores e as estrelas e vai sentir uma estranha leveza a entrar no seu ser, como se lhe tivessem crescido asas e pudesse voar.”

OSHO, in “Espiritualidade de A a Z”

06/08/2009

“EXPERIÊNCIA: Nunca perca uma oportunidade que lhe possa dar alguma coisa desconhecida. Nunca se agarre ao passado, fique sempre aberto, pronto para percorrer um caminho que nunca percorreu antes. Quem sabe? Mesmo que se revele inútil, vai ser uma experiência.”

OSHO, in “Espiritualidade de A a Z”

05/08/2009

“Não há pecado maior do que ter muitos desejos.”

Tao Té King

04/08/2009

“Quem sabe estabelecer limites não corre perigo e dura eternamente.”

Tao Té King

03/08/2009

“CAMINHAR SOBRE AS ÁGUAS: Conta-se que Ramakrishna tinha um discípulo que, depois de realizar muitas práticas espirituais durante quarenta anos, lhe foi comunicar que já era capaz de caminhar sobre as águas. Ramakrishna observou-o e disse: E perdeste tu quarenta anos da tua vida para conseguires apenas isso?.”

01/08/2009

“GRATIDÃO é o momento em que se recolhem todos os momentos nos quais desfrutámos de Beleza, Divino, Verdade, Protecção, Comida, Pôr-do-Sol e outras Bençãos da Vida. Gratidão é o momento em que nos voltamos para uma luz maior, um trabalho maior, um sacrifício maior. Gratidão é o momento em que partilhamos tudo o que temos com aqueles que precisam de algo.”

Torkom Saraydarian, in The Spring of Prosperity, p.67-68

31/07/2009

“Atenção Vigilante” / “Nós andamos, nós comemos…

Lembro-me de uma curta conversa entre Buda e um filósofo da época: *Ouvi dizer que o Budismo é uma doutrina da iluminação. Qual é o vosso método? O que praticam diariamente?* *Nós andamos, nós comemos, nós lavamo-nos, sentamo-nos…* *E o que isso tem de tão especial? Toda a gente anda, come, lava-se e senta-se…* *Senhor, quando andamos, estamos conscientes que estamos a andar; quando comemos, estamos conscientes que estamos a comer…. enquanto os outros andam, comem, lavam-se ou sentam-se e geralmente não estão conscientes do que estão a fazer.*

Thich Nhat Hanh, in Zen Keys

29/07/2009

“Errar é humano, perdoar é divino.”

William Shakespeare

28/07/2009

“Todos os animais, excepto o homem, sabem que o principal objectivo da vida é gozá-la!”

Samuel Butler

27/07/2009

“Perdoar é libertar um prisioneiro e descobrir que o prisioneiro eras tu.”

Lewis B. Smedes

de 24 a 26/07/2009

“O Mestre Peter Deunov, na Bulgária, pedia-nos para não deitarmos fora os caroços dos frutos que tínhamos comido, mas que os plantássemos. E eu aconselho-vos a fazer a mesmo coisa. Se não tiverdes um terreno, plantai-os onde puderdes, não faz mal. O essencial é que tomeis consciência de que um caroço é uma criatura que tem necessidade de fazer nascer o germe vivo que traz nela; ela sofre ao manter aprisionado na madeira esse germe que vai perecer por falta de um terreno favorável, quando o que ele pede é para continuar a viver. Evidentemente, nem todos os caroços postos na terra dão origem a árvores, mas o objectivo principal deste exercício é que vos torneis mais conscientes de que tendes interiormente outros caroços para plantar: ideias, pensamentos, sentimentos. Quando eles produzirem frutos, não só vivereis na abundância, mas também podereis alimentar uma grande quantidade de criaturas.”

Omraam Mikhaël Aïvanhov

23/07/2009

“SAGRADO: nada no mundo é mais sagrado do que as lágrimas de Amor e de Alegria. Tais lágrimas, tão puras, não são deste mundo. Apesar de fazerem parte do corpo, elas expressam algo que não é do corpo.”

Osho, in “Espiritualidade de A a Z”

22/07/2009

“SERIEDADE: Aqueles que tomam a vida a sério tornam-se doentes, porque a vida não é um fenómeno sério. É tudo um divertimento, do cimo até ao fundo. É uma canção para ser cantada, uma dança para ser dançada, um amor para ser amado – mas em absoluto divertimento.”

Osho, in “Espiritualidade de A a Z”

21/07/2009

“Tu és aquilo que o teu desejo mais profundo fôr. Assim como é o teu desejo, assim será a tua intenção. Assim como é a tua intenção, assim será a tua vontade. Assim como é a tua vontade, assim será a tua acção. Assim como é a tua acção, assim será o teu destino.”

Upanishads

20/07/2009

“o tempo que perdemos em não fazer nada, não é perdido.”

John Lennon

de 17 a 19/07/2009

“Todos nós gostamos de animais. Porque é que a alguns chamamos “animais de estimação” e a outros chamamos “jantar”?.”

K.D. Lang

16/07/2009

“A principal cura poderosa para o ciúme é sempre o amor. Se amas alguém verdadeiramente, não podes ser ciumento. O amor dá liberdade. O amor não possui nem é obsessivo. O amor compreende. Com amor podes fazer uma pessoa compreender e retornar a direcção certa; se te impões, podes empurrá-la na direcção oposta. Se tiveres uma quantidade tremenda de amor, estás protegido contra o ciúme porque o amor é a vitamina da tua aura, a radioactividade na tua aura.”

Torkom Saraydarian, in “Sex, Family, and the Woman in Society”

15/07/2009

“EXPERIÊNCIA: nunca perca uma oportunidade que lhe possa dar alguma coisa desconhecida. Nunca se agarre ao passado, fique sempre aberto, pronto para percorrer um caminho que nunca percorreu antes. Quem sabe? Mesmo que se revele inútil, vai ser uma experiência.”

Osho, in “Espiritualidade de A a Z”

14/07/2009

“Se o meditador é capaz de usar qualquer coisa que aconteça na sua vida como Caminho, então o seu corpo torna-se num templo de retiro.”

Jigme Lingpa

13/07/2009

“Evangelho segundo S. Lucas 11,5-13: Disse-lhes ainda: «Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer’, e se ele lhe responder lá de dentro: ‘Não me incomodes, a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar’. Eu vos digo: embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar.» «Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á. Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!» .”

Da Bíblia Sagrada

11+12/07/2009

“É preciso acreditar num mundo melhor, que o bem sempre vence o mal, e que muito em breve haveremos de testemunhar o início do tempo do Espírito, tão esperado por nós. Nós somos os construtores de um tempo novo, aqueles que inauguram um novo tempo do Espírito, um tempo oportuno para que os sonhos se tornem realidade.”

Ingrid Betancourt

10/07/2009

“Na vida de qualquer um de nós há momentos em que o fogo interno se esgota. A chama volta a ser acendida pelo encontro com outro ser humano. Todos nós devemos ser gratos a essas pessoas que reacendem o espírito interno.”

Albert Schweitzer

09/07/2009

“Sê tu próprio; qualquer outro já está tomado.”

Oscar Wilde

08/07/2009

“A mudança não virá se estivermos à espera de outra pessoa ou de outra altura. Nós somos aqueles por quem temos esperado. Nós somos a mudança que procuramos.”

Barak Obama

07/07/2009

“INCONSCIÊNCIA: As pessoas movem-se inconscientemente, mecanicamente. Estão inconscientes, não sabem o que estão a fazer. Como é que podem saber o que estão a fazer? Elas nem sequer sabem quem são. Se não conhecer o seu ser, não poderá estar ciente do que está a fazer. É impossível. Primeiro, tem de estar ciente do ser – e isso é crescimento. Crescer interiormente é crescimento, alcançar o interior é crescimento.”

OSHO, in “Espiritualidade de A a Z”