Bolo de frutas, sementes e gengibre

Bolo de frutas, sementes e gengibre

Bom para o Inverno.

Preparação:

Antes de começar a fazer o bolo:

  • unte uma forma muito bem com manteiga ou óleo de grainha de uva e bem polvilhada de farinha; coloque no fundo da forma algumas sementes de sésamo, de linhaça e de papoila.
  • parta em bocadinhos cerca de 250 gr de frutas cristalizadas; igualmente aos bocadinhos algumas amêndoas, cajus, pinhões, nozes, avelãs, o que quiser. E alguns pedacinhos de gengibre fresco, previamente lavado.
  • Acenda o forno que deve aquecer bem a cerca de 180º, pois o bolo deve cozer em forno brando.

Bolo:

Bata muito bem (até ficar com a consistência de creme pasteleiro) 14 colheres de sopa de açúcar (integral ou mascavado, evite o açúcar branco ou amarelo) com 200 gr. de manteiga ou Ghee (manteiga purificada).
Depois, um a um, junte 6 ovos inteiros. Bata muito bem entre cada ovo.
Junte 6 colheres de sopa de farinha com fermento. Bata bem.
Junte mais 6 colheres de sopa de farinha c/ fermento. E bata muito bem até que a massa comece a fazer bolhas.
Junte uma colher de chá de canela e meio cálice de vinho do Porto (facultativo). Misture ligeiramente os frutos na massa, pode adicionar mais algumas sementes de sésamo, se desejar.
Deite a massa na forma e coloque-a no forno que foi previamente aquecido. O forno deve estar já bem quente e o bolo deve ser cozido em forno muito brando. Quando estiver “loiro”, espetar um palito, se ele vier seco, está pronto!

NOTA: Opte sempre por produtos biológicos e farinhas integrais biológicas.