Legumes estufados

Legumes estufados

Legumes estufados 1

Num tacho coloque azeite q.b. e vários legumes crus e bem lavados, cortados aos bocados pequenos. Não coloque água.
Tape e leve a lume brando (sempre no mínimo, para não deixar fritar ou queimar), durante o tempo necessário para os legumes ficarem estufados e cozidos mas não demasiado “empapados”.
Acompanhe com arroz integral, massas integrais ou qualquer outro cereal integral cozido à parte..

Mistura deliciosa: cebola, alho, cenoura, gengibre, nabo, pimento, courgette, feijão verde, 1 ou 2 tomates, alho francês, beringela, cogumelos, agrião, salsa e coentros. (o agrião, salsa e coentros devem ser colocados mesmo nos últimos 5 minutos de cozedura).
Conforme a época do ano (sobretudo no Inverno, no Verão pode utilizar legumes mais leves), pode também juntar lentilhas ou feijão – se assim for, estas leguminosas devem ser demolhadas e inseridas logo no início pois levam mais tempo a cozer.
Se quiser, pode juntar (no início) amêndoas descascadas, corintos, sementes de sésamo, caju…., etc., a sua imaginação ajudará sempre a fazer misturas diferentes!
O alho e a cebola não são alimentos muito recomendáveis segundo a Ayurveda, a não ser em situações extremas como anti-inflamatórios.

Legumes estufados 2

Numa frigideira coloque um pouco de bom azeite ou ghee. Junte um bocadinho de: paprika, açafrão, cominhos, cravinho, mostarda, funcho, alecrim (ou outras ervas de que goste), em pó. Depois de bem misturadas, junte os seguintes legumes cortados em pedacinhos, pela seguinte ordem: pimento vermelho, cenoura, alho francês, gengibre, nabo, courgette, salsa e coentros.
Com a ajuda de uma colher de pau, vá mexendo ligeiramente os legumes até achar que estão todos mais ao menos estrugidos, mas não fritos. Esta receita é muito mais rápida do que a anterior.
Também pode misturar outros legumes, frutos secos, ervas aromáticas…