Escalda Pés

Escalda Pés

O tradicional escalda pés é utilizado desde tempos remotos para favorecer o aporte sanguíneo às zonas inferiores do corpo, conduzindo para aí a energia ki, aliviando o excesso de concentração energética ao nível da mente, relaxando e acalmando. Igualmente estimula todos os pontos reflexos existentes nos pés.

Indicações

má circulação sanguínea nos pés, problemas de rins, insónias, constipações e gripes.

Aplicação

Ferver uma chaleira de água. Preparar uma bacia ou alguidar com água bem quente e sal marinho (ou, como alternativa, gengibre fresco ralado). Levar para o local onde se vai fazer o escalda pés a chaleira com água a ferver, uma toalha e meias. Deixe os pés de molho cerca de 20 a 30 minutos e vá juntando, pouco a pouco, a água da chaleira para manter a água da bacia sempre bem quente. Antes de calçar as meias, se quiser, pode e deve!, massajar os pés com um pouco de óleo de sésamo morno (isto proporciona um bom sono).
Este tratamento pode ser feito diariamente e em qualquer altura do dia, sobretudo se a pessoa tiver os pés muito cansados. Mas o ideal é ser feito à noite antes de se deitar.