Exercícios para os Olhos

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Exercícios para os Olhos

Exercícios para os Olhos

Os nossos olhos são órgãos extremamente sensíveis e que não foram feitos para estarem sempre a “trabalhar”. Hoje em dia estamos permanentemente a usar a vista, seja para ler, trabalhar, ir ao cinema, ver televisão ou estar ao computador (em trabalho e lazer). Damos aos nossos olhos tarefas contínuas e algumas delas, sobretudo o estar ao computador ou a ver televisão, são extraordinariamente cansativas para a nossa visão, não só pelo esforço efectuado, como pelo efeito provocado pelos raios emanados por estes aparelhos. Para além disso, muitas das vezes utilizamos iluminação insuficiente, o que contribui grandemente para o cansaço da vista. Hoje em dia, quase toda a gente sofre de “vista cansada” ou de problemas ainda mais graves.
Usar óculos em permanência torna os olhos cada vez mais preguiçosos; quando andamos na rua, os óculos evitam a absorção da Vitamina D do sol, sejam óculos graduados ou apenas os óculos escuros. Os nossos olhos são o único órgão em que usamos uma “muleta” a vida inteira!!!!
Existem algumas práticas naturais e exercícios que podem ajudar a resolver, ou pelo menos minorar, a maior parte destes males.

Assim, ficam aqui alguns conselhos simples e práticos, fáceis de aplicar no dia a dia:

Exercícios

1) “Palming” (esfregar bem as mãos até estarem bem quentes e colocá-las em concha sobre os olhos; fazer pelo menos durante 15 a 20 minutos, três vezes por dia);
2) “olhar perto e longe”: olhar fixamente para um ponto ou objecto que esteja perto durante alguns minutos e de repente “jogar” a vista para bem longe; repetir isto durante pelo menos 10 minutos, duas a três vezes por dia;
3) “pestanejar”: sempre que possível, especialmente quando estiver ao computador, pestaneje durante alguns segundos; pode fazer várias vezes ao longo do dia;
4) “olhar o sol”: olhar para o sol, de olhos abertos durante 5 a 10 minutos (ou o máximo que aguentar); os melhores períodos são de manhã cedo até às 10h00 e depois das 16h00 / 17h00;
5) “seguir o dedo”: sentado ou de pé, estique um braço com a mão fechada e o polegar esticado, mexa o braço de um lado para o outro e siga-o com os olhos sem mexer a cabeça. Faça quantas vezes quiser ao longo do dia;
6) “olhar periférico”: sem mexer o corpo, olhe de lado, tanto para a esquerda como para a direita, para estimular a visão periférica;
7) “tapar o olho mais forte”: tente perceber qual o olho mais forte e tape-o durante 5 minutos, duas vezes por dia (de manhã e à noite), obrigando a trabalhar o olho mais fraco;
8) “grande rotação”: rodar os olhos em todos os sentidos (360º) durante alguns minutos; este exercício deve ser feito antes de se deitar.

Outros conselhos para melhorar a visão
  • reduza as horas de computador e televisão;
  • quando estiver a trabalhar, faça pequenos intervalos de hora a hora;
  • use os óculos apenas quando fôr necessário para ler e trabalhar (não ande com óculos por andar… largue-os!; no exterior, não use óculos para que os seus olhos possam absorver a vit D do sol);
  • largue definitivamente os óculos escuros (que impedem totalmente a absorção da vit D do sol e são também uma forma subtil de nos distanciarem dos outros e da vida em geral);
  • de manhã e à noite, encha a boca de água fria e simultaneamente chapinhe os olhos com água fria; deite fora a água e repita pelo menos 7 vezes;
  • reduza o sal e o açúcar;
  • coma muitos e variados vegetais de folha verde (escaldados, não devem ser muito cozidos);
  • coma 1 cenoura crua de manhã ao pequeno almoço;
  • coma cenoura crua ralada (60%) com sementes de sésamo pretas tostadas (40%) às refeições, pelo menos 3 a 4 vezes por semana;
  • diariamente, inclua na sua alimentação 200 gr de mirtilos ou 1 sumo deste fruto;
  • descanse a vista o mais que puder; aplique compressas de chá preto ou chá 3 anos morno, ligeiramente salgado, durante cerca de 15 minutos.
  • À noite, antes de se deitar aplique 2 gotas de Ghee morno ou óleo de sésamo tostado morno em cada olho para lubrificar e relaxar: isto limpa o globo ocular, relaxa a tensão ocular e lubrifica o olho contribuindo para a diminuição do olho seco.
  • Obviamente dê preferência a produtos de origem biológica.
  • Leitura aconselhada: “A Arte de Ver”, de Aldous Huxley, editora Paz.

Paula Soveral
10 de Abril de 2008

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