Olheiras: tratamento natural

Exercícios para os Olhos
10 Abril, 2008
O que a língua nos revela
18 Julho, 2008

Olheiras: tratamento natural

Olheiras: tratamento natural

As olheiras podem ter dois tipos de causas, um hereditário, e outro devido sobretudo a cansaço e/ou má alimentação. No primeiro, nota-se por um excesso de pigmentação da pele, tornando-a mais escura e é mais frequente em pessoas de pele morena e nos orientais. No segundo caso, para além do cansaço ou má digestão, pode ser provocado pela ingestão excessiva e/ou constante de: bebidas alcoólicas, tabaco, medicamentos químicos, sal e café. Ver televisão até tarde e estar muitas horas ao computador podem ser causa de cansaço ocular. Os nossos olhos não foram feitos para estarem sempre a olhar para écrans ou a ler. Precisam de horas de descanço.

Para aliviar olheiras, de uma forma natural, temos ao nosso alcance várias soluções: rodelas de pepino geladas aplicadas sobre os olhos; compressas geladas de chá de camomila, ou chá preto ou chá 3 anos; rodelas finas de batata crua; compressas feitas com batata crua ralada aplicada sobre um tecido (limpo) de algodão (a seguir lavar com água bem fria). Todos estes tratamentos devem ser aplicados 3 vezes por dia, em relaxamento, deitados, numa ligeira penumbra e com os telefones e telemóveis desligados.

Segundo o Ayurveda (antiga medicina indiana), a massagem ao rosto feita com Ghee (óleo de manteiga clarificado) é especialmente eficaz se feita regularmente e pode ser coadjuvada com a massagem à cabeça libertando tensões acumuladas e activando todos os pontos energéticos que temos nessas partes do corpo.

Paula Soveral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *