Limpeza de Fim de Verão

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Limpeza de Fim de Verão

Limpeza de Fim de Verão

O Verão é uma estação quente, predominantemente Pitta, segundo a Ayurveda. Pitta é regido por Fogo e Água e é responsável por todos os processos químicos, de combustão e pelo Fogo Digestivo (Agni).

De acordo com a Ayurveda, a saúde é o nosso estado natural equilibrado; Ayurveda indica o período de mudança de estações para se proceder a limpezas e desintoxicações do organismo, para a manutenção de uma boa saúde.

Durante o Verão andamos mais descontraídos, vamos de férias, deveríamos pois relaxar da sobrecarga do ano inteiro e, por isso, cometemos algumas pequenas “loucuras” saudáveis e também alguns excessos, sobretudo alimentares! As más misturas, as refeições indisciplinadas, os alimentos mal mastigados e mal digeridos, o excesso de alimentos doces, sorvetes, etc., podem causar um excesso de toxinas no organismo.

As toxinas mais comuns são: bactérias, viroses, medicamentos, metais pesados (encontrados em muitos vegetais verdes não biológicos e no peixe), pesticidas, produtos químicos e outros poluentes ambientais (começando pelos detergentes que usamos dentro de casa!). As toxinas são também resultado de alimentos incompatíveis, mal digeridos ou alimentos de difícil digestão, alimentos demasiado processados ou de pobre qualidade. Mesmo que biológicos, os produtos animais (sobretudo carne, enchidos e lacticínios), bem como o açúcar e os produtos refinados, são os que mais toxinas provocam no nosso organismo. A Ayurveda define este tipo de toxinas como “Ama” (palavra sânscrita que significa exactamente toxinas), uma substância residual pesada, pegajosa e indigesta, que enfraquece a digestão e perturba a correcta formação de tecidos.

O estômago e o intestino delgado são locais favoráveis à acumulação dos excessos tóxicos do Pitta Dosha que está especialmente activo nesta época do ano, sobretudo em pessoas que são também de sua Constituição predominantemente Pitta.

O excesso de exposição solar e o stress emocional também podem desequilibrar este Dosha.

Alguns sintomas de Pitta Dosha desequilibrado por excesso: stress emocional, febre, infecções, inflamações, indigestões, obstipação ou diarreia, problemas de pele (vermelhidão, acne, borbulhas avermelhadas, feridas, eczema, pele escamada, etc.), fungos e parasitas, má respiração e odor corporal intenso, suor excessivo, hemorragias, hiper actividade, impaciência, acessos de raiva, cólera, etc.

Todas as terapias para diminuir o Pitta Dosha, quando em excesso, são refrescantes e de redução/eliminação.

Algumas sugestões para acalmar o Pitta Dosha: beba sumos de fruta doces (melão, meloa, pêssego, ameixas, papaia, uvas); uma limonada fraca sem açúcar e com hortelã ou “leite” de coco são também boas opções. Inclua na sua alimentação vegetais amargos e adstringentes, tais como rábano, nabo, rabanete, alho francês, espargos; cenoura e rábano (ou nabo) crus ralados temperados com um pouco de Shoyuo comidos como “salada” à refeição; escolha especiarias digestivas e purificadoras, como gengibre, curcuma (açafrão das Indias), cominhos, coentros, hortelã, aloe vera, funcho e tamarindo; reduza alimentos quentes, picantes, salgados, fermentados, oleosos e fritos; elimine ou reduza substancialmente a ingestão de cafeína e álcool (estas substâncias são muito “incisivas” e provocadoras do Pitta Dosha); elimine a ingestão de chocolate; beba muita água fresca, de preferência natural ou da fonte; mantendo-se bem hidratado ajuda o corpo a libertar-se de toxinas.

De manhã, em jejum, raspe a língua com uma colher de chá, lave os dentes e beba água quente. Pode e deve ir bebendo pequenas quantidades de água quente ao longo do dia, fora das refeições. Não beba líquidos, sobretudo frios ou gelados, durante e após as refeições.

Os chás que ajudam a limpar o organismo: verde, gengibre, chá anti-ama (juntar a 1 litro de água a ferver rodelinhas de gengibre, 3 ou 4 grãos de pimenta preta, 1 c. café cominhos, 1 c. café de erva doce e 3 folhinhas de hortelã), chá 3 anos a ferver (deitar sobre 1 c. chá de Shoyuo e 1 c. de chá de pasta de umeboshi), chá de cenoura e rábano ralados.

Dê passeios a pé de forma tranquila, sem correr. Procure actividades calmas e repousantes, tais como leituras descontraídas, ouvir música suave, ver o pôr do sol, passear na natureza de manhã cedo ou ao fim da tarde procurando a sombra das árvores, ver filmes divertidos, brincar com os filhos ou com os seus animais de estimação! Banhos de rio e mar, q.b.!

Deite-se cedo e levante-se cedo, repouse cerca de 20 minutos depois de almoço, sem dormir. E pratique meditação, de manhã ao acordar e antes de se deitar; a meditação tem imensas vantagens, entre elas equilibrar o Pitta Dosha, reduzir todo o tipo de stress, melhorar o sistema imunitário, equilibrar corpo, mente e espírito favorecendo assim o funcionamento equilibrado de todo o organismo.

NB: Estas sugestões não substituem uma consulta personalizada que deve ser feita sobretudo se a pessoa apresentar uma condição crónica ou aguda de desequilíbrio da saúde.

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